Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã é “projeto pioneiro na região”
A Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã está on-line desde 9 de maio. A apresentação do novo portal aconteceu no mesmo dia na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, numa cerimónia transmitida em direto através das redes sociais da Câmara da Sertã.
Para o presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, “a Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã é um projeto absolutamente pioneiro na região e representa um passo significativo na forma como as autarquias devem encarar o seu património histórico”.
O novo portal encontra-se disponível no endereço hemeroteca.cm-serta.pt e compreende um acervo digital, constituído por jornais locais, bem como um conjunto de ferramentas inovadoras que permitem a pesquisa e consulta das diferentes edições. É ainda possível aceder a cópias digitais em alta qualidade de cada um dos títulos disponíveis.
José Farinha Nunes aproveitou para sublinhar o facto de a Hemeroteca Digital “vir preencher uma importante lacuna e sinalizar o caminho que outros municípios deverão seguir, tratando, digitalizando e disponibilizando os seus acervos mais relevantes. E os jornais são elementos fundamentais neste processo, não só pela forma como são entendidos a nível local, mas também por aquilo que representam para as populações, enquanto elementos catalisadores das suas preocupações e ansiedades”.
O autarca deixou ainda uma “palavra de homenagem a todos os meios de Comunicação Social da região, que fazem um trabalho fundamental e desempenham uma função social importantíssima”.
A cerimónia contou ainda com a presença de Rui Pedro Lopes, consultor da Câmara da Sertã, que fez o enquadramento do projeto da Hemeroteca, lembrando os 33 jornais que se publicaram no Concelho da Sertã desde 1884 e sublinhado a sua importância para a “construção de uma memória e identidade local”.
Por seu lado, Ana Sofia Marçal, coordenadora da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, explicou toda a orgânica do novo portal, fazendo uma demonstração das suas “enormes potencialidades”. Invocando todo o trabalho que foi desenvolvido até ao momento, Ana Sofia Marçal frisou que “há ainda um longo caminho pela frente, pois serão inseridos, nos próximos meses, mais periódicos neste novo portal”.
O portal da Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã é coordenado pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, sendo que na sua conceção esteve também envolvida a ADSI.