Edição nº 1698 - 7 de julho de 2021

JOÃO PEDRO DELGADO É O CANDIDATO À JUNTA DE FREGUESIA DE CASTELO BRANCO
SEMPRE aposta na continuidade do projeto de Luís Correia

O SEMPRE – Movimento Independente, liderado por Luís Correia, apresentou na passada sexta-feira, 2 de julho, a lista liderada por João Pedro Delgado que, nas eleições Autárquicas de 26 de setembro, vai concorrer à Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Na apresentação realizada na Praça Cargaleiro, na Zona Histórica de Castelo Branco, Luís Correia realçou que “começamos com a apresentação de uma lista candidata a uma freguesia querendo com isso reconhecer a importância vital que as freguesias, que o apoio dos presidentes de junta, tiveram na génese e criação do SEMPRE”, sublinhado que este “nasceu do apoio expresso, desde o primeiro instante, pelos presidentes de junta de freguesia, que com a sua tomada de posição deram um sinal inequívoco sobre a importância de darmos continuidade ao projeto de desenvolvimento que definimos para Castelo Branco”.
Luís Correia fala na “experiência que temos e que queremos continuar a colocar ao serviço do Concelho e da comunidade Albicastrense”, para assegurar que essa é “a experiência que os presidentes de junta de freguesia reconhecem, porque trabalhámos ombro a ombro, e querem continuar a colocar ao serviço das nossas terras, em nome da coesão territorial”. Matéria em que considera que “a melhor, a maior, prova disso está no facto de entre os 12 eleitos como presidentes de junta no atual mandato e que se candidatam agora, 10 estarem connosco, estarem com o SEMPRE”.
Tudo isto para avançar que as juntas de freguesia “são o primeiro pilar deste movimento político, que tem como objetivo assegurar a continuidade do projeto de desenvolvimento que temos vindo a implementar em Castelo Branco e do qual temos muito orgulho”.
No que respeita às litas do SEMPRE realça que integra “pessoas jovens ou mais velhas, de diferentes áreas políticas, de distintos quadrantes políticos, com experiência política e na gestão autárquica, mas também pessoas que até ao momento nunca tinham aceitado integrar qualquer força partidária ou participar na ação política”.
Luís Correia que mais à frente destaca que “ao contrário do que alguns gostariam e do que outros debitam, já em regime de demagogia eleitoralista, o SEMPRE não é uma candidatura pessoal, nem personalizada. Neste movimento há um conjunto de pessoas que podem assumir qualquer lugar nos órgãos autárquicos. É um movimento cívico nascido do povo e impulsionado por um conjunto vasto e diversificado de pessoas, de diferentes profissões, convicções e idades”.
Daí afirmar que “a nossa diferença, diversidade, pluralidade é a nossa força”, sendo o “segundo pilar do SEMPRE”.
Com o foco em João Pedro Delgado, que, recorde-se, já foi candidato à Câmara de Castelo Branco, em 2013, e membro da Assembleia Municipal de Castelo Branco, pela Coligação Democrática Unitária (CDU), Luís Correia garante que “personifica muitos dos ideias que dão corpo a esta candidatura”, referindo-se-lhe como “um jovem profissional de mérito, social e culturalmente empenhado, ativista convicto, defensor do reconhecimento em função do mérito”.
Refere que “como deputado municipal e apesar de ser meu opositor, revelou-se acutilante nas intervenções, correto nas formas e justo nas críticas. Atento, informado, nunca hesitou em denunciar de forma construtiva o que lhe parecia errado e de aceitar, até mesmo elogiar, as medidas ou ações que considerava merecedoras de tal”, concluindo que “foi, continuará a ser como futuro presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, uma lufada de ar fresco”.
Isto, ao mesmo tempo que “personifica a renovação de intervenientes político-partidários que pretendemos para o Concelho de Castelo Branco, aliando a experiência que já possui ao ímpeto reformista e reformador que caracteriza a juventude”.
Tudo isto a par de dar como garantia que “o trabalho a desenvolver pela Junta de Freguesia de Castelo Branco será sempre uma ação complementar ao trabalho da Câmara, sem sobreposições, sem atropelos, sem competições”.
Luís Correia avança que “o projeto de desenvolvimento para o Concelho, que não queremos interrompido e ao qual queremos dar continuidade constitui o terceiro pilar do SEMPRE”.
Em termos gerais afirma que aquilo que “nos move é a convicção de que vale a pena darmos continuidade a um projeto de ação que temos desenvolvido nos últimos anos e que não podemos interromper, sob pena de hipotecarmos a qualidade de vida, a prosperidade, o crescimento que desejamos para toda a comunidade Albicastrense”, sendo que o SEMPRE é constituído por “pessoas de várias proveniências, unidas num único propósito, que é servir Castelo Branco”.
Afinando pelo mesmo diapasão, Miguel Carvalhinho, enquanto apoiante do SEMPRE, afirma que o movimento “representa uma nova etapa na vida do Concelho. Uma nova visão de democracia participativa”.
Miguel Carvalhinho destaca que “João Pedro Delgado encerra capacidade para ser o novo presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco” e aponta, entre outros fatores “a sua ligação à cultura e a coragem para se dedicar à causa pública”.
Por seu lado, João Pedro Delgado afirma que a lista que lidera é constituída por um “conjunto de pessoas chave para fazer um trabalho de proximidade e diálogo com as populações de Castelo Branco, Lentiscais e Taberna Seca”.
Uma lista “com diversas proveniências profissionais, que nos traz um conhecimento vasto e integrado de todas as áreas que preocupam os Albicastrenses. Uma lista com conhecimento diversificado do tecido social da nossa cidade e Freguesia”, apontando, entre outros pontos que é uma lista “plenamente integrada no espírito do SEMPRE, numa conjugação feliz de experiência autárquica e independência”.
Daí resulta uma lista “para servir a cidade, Lentiscais e Taberna Seca de forma abnegada e pretendemos fazê-lo munidos das competências humanas que aqui reunimos, das quais destaco a integridade, a entrega, a tolerância e a honestidade”, concluindo que “é uma equipa que é uma garantia para o cumprimento da nossa missão, que é promover o desenvolvimento integrado e sustentado da qualidade de vida em Castelo Branco”.
Como principais prioridades aponta “as políticas de proximidade, a porta aberta para os cidadãos, a disponibilidade, as decisões participadas, a cooperação e complementaridade institucional e a capacidade de ouvir, dialogar e encaminhar problemas das pessoas para resolução célere”.
João Pedro Delgado avança também que o programa eleitoral apresenta sete pilares, que são “o desporto, saúde e qualidade de vida; a educação e formação; a identidade, inclusão, património e cultura; o ambiente e desenvolvimento rural; o associativismo, apoio social e proximidade; a participação política da sociedade civil; a Zona Histórica e comércio local”.
O candidato realça que as prioridades passarão, “pelo estímulo de práticas de atividade física ao ar livre, dirigidas à população em geral, mas com particular atenção à juventude e terceira idade; pela monitorização constante de necessidades de acesso a cuidados de saúde, a carências sociais e mesmo a apoio de caráter burocrático, que tanto dificulta a vida de algumas camadas da população; fomentar a participação aberta e direta dos cidadãos nas decisões políticas; promover o equilíbrio ambiental urbano e a qualidade de vida das zonas rurais; fortalecer a unidade e a ligação entre as populações rurais e urbanas da Freguesia”, entre outras.
Tal como Luís Correia, João Pedro Delgado assegura que com o SEMPRE “a Junta de Freguesia estará em total colaboração com a Câmara. Não irá duplicar competências. Não irá competir em produção de infraestruturas com a autarquia. Terá um papel de forte complementaridade das políticas autárquicas, constituindo-se como um veículo privilegiado de contacto de proximidade com as pessoas e as associações, os seus problemas e propostas de resolução”.
Para João Pedro Delgado é garantido que “os movimentos independentes são o futuro da política autárquica portuguesa, e nós, em Castelo Branco, com o SEMPRE, estamos nessa vanguarda” e acrescenta que “se é verdade, deste ponto de vista, que não somos uma partido político, com todos os vícios e limitações que lhes estão inerentes, também não nos constituímos como um movimento independente inexperiente, sem prática e sem conhecimento da gestão autárquica, que possa vir a utilizar o poder municipal como cobaia para experiências políticas”, uma vez que “aqui existe experiência política vasta, obra feita, provas dadas, percursos sólidos, conjugados com as fortes competências dos elementos independentes”.
Por tudo isto defende que o SEMPRE “será uma pedrada no charco dos clubismos políticos, e tem o condão de mostrar um caminho diferente, que, sem prescindir de uma intensa experiência de gestão autárquica, absorve os contributos da sociedade civil e das forças vivas da cidade”.
João Pedro Delgado, em matéria de “continuidade”, realça que “a gestão autárquica que Luís Correia, enquanto presidente, tem vindo a liderar nos últimos anos, a sua estratégia de desenvolvimento integrado, a qualidade de vida que aqui se respira, a política que não descura nem as pessoas, nem as infraestruturas, está no SEMPRE, está na sua estratégia a longo prazo para o Concelho”.
Por isso o candidato defende que “é fundamental a continuidade do projeto autárquico. É fundamental que Luís Correia prossiga a sua estratégia na Câmara. É fundamental que a Junta de Freguesia esteja em estreita colaboração com a sua equipa”.
António Tavares

07/07/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05
Afonso CarregaCentro Nacional de Cultura, Lisboa
09/05
MilhanasCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
09/05 a 11/05
10/05
Passeio de motasRua do Pombal, Idanha
10/05
Tarde de Tertúlia Casa do Arco do Bispo, Castelo Branco
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video