Artes performativas e expressão musical proporcionadas a alunos de Penamacor
A Câmara de Penamacor, através do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) proporcionaram atividades de artes performativas e expressão musical a cerca de 44 alunos do Agrupamento, durante o presente ano letivo.
Nas atividades, estiveram envolvidos 44 alunos do ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que a participação era de caráter facultativo.
No Pré-Escolar, as sessões decorreram na componente das Atividades de Animação e Apoio à Família e, no 1.º Ciclo, registou-se a participação de apenas uma turma do 2.º ano. As sessões decorreram em tempo letivo com a devida articulação e autorização do professor titular.
Ao desenvolver as atividades de Artes Performativas junto da comunidade escolar, a Câmara de Penamacor pretendeu enriquecer as competências sociais e pessoais dos alunos, através da experimentação de teatro, música e dança, contribuindo, desta forma, para a estimulação de trajetos educativos potenciadores de sucesso escolar. Além disso, pretendeu-se desenvolver a expressão corporal, potenciando a comunicação e o desenvolvimento de relacionamentos pessoais, além do estímulo da criatividade e espontaneidade nas crianças em idade pré-escolar e escolar. Já com as atividades de expressão musical, o objetivo foi o de desenvolver a memória, a atenção, a criatividade e a imaginação, mas também a promoção da autodisciplina e da consciência rítmica e estética.
As atividades contaram com a colaboração da companhia ASTA - Associação de Teatro e Outras Artes, da Escola de Artes - Geração Musical de Penamacor e do AERS, nomeadamente através dos professores que cooperaram e facilitaram a realização das atividades.