Edição nº 1703 - 18 de agosto de 2021

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS
Os candidatos do PS às freguesias

O Partido Socialista (PS) apresentou a lista concorrente à União de Freguesias de Freixial e Juncal do Campo, às eleições Autárquicas de 26 de setembro, com Carla Costa a afirmar que “contamos com todos, porque estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros”. Algumas das propostas apresentadas pela candidatura foram “a procura de soluções para as casas devolutas, a garantia de transporte a pedido para a sede de Concelho, a requalificação das escolas primárias, bem como a garantia de atendimento em permanência na Junta de Freguesia”. O candidato à Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, reiterou o compromisso da candidatura do PS para com a construção da Barragem do Barbaído.
Também apresentada foi a lista à União das Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, encabeçada por José Luís Pires, que garante que “não somos daqueles que prometemos mundos e fundos e depois não fazemos nada. O dinheiro da Junta de Freguesia tem de ser aplicado onde é mais preciso, onde seja mais produtivo e traga mais retorno à freguesia”. O candidato critica o atual executivo da Junta reiterando que “o Mutex deveria ser dinamizado pela Junta de Freguesia e não esperar que outros o façam. Não basta ter os edifícios e os meios é preciso dinamizar os espaços”. Entre as propostas apresentadas está “a reabertura da casa da junta na Represa e a reabertura do Centro de Convívio do Retaxo”.
À Junta de Freguesia da Benquerenças o candidato é João Neves que afirma que “nos últimos censos as Benquerenças foram uma das freguesias que perdeu menos população” e “foi a única freguesia do Concelho de Castelo Branco que aumentou o número de eleitores”. Algumas das propostas apresentadas passam pela “criação de lugares de estacionamento enquadrados com um projeto de reabilitação urbana; a criação de uma rota pelas fontes da aldeia incluindo e recuperando a zona da Lage; criar um edifício multiusos na escola primária para usufruto da Freguesia e ainda registar a marca Benquerenças – Capital do Trail”.
António Falcão lidera a lista candidata à União das Freguesias de Escalos de Baixo e Mata. O candidato afirma que “o trabalho realizado no último ano é revelador da confiança que pode ser depositada na equipa apresentada”, dando como exemplos da sua afirmação “a resolução dos problemas de estacionamento junto ao cemitério bem como a questão da recolha do lixo, mas em particular os dois espaços de cidadão que só depois de muita pressão junto da Câmara de Castelo Branco foram possíveis, tratando por igual os residentes Escalos de Baixo e da Mata”. Entre as propostas apresentadas está “a requalificação da Escola dos Escalos de Baixo, a dinamização e promoção da Feira Sabores do Borrego, assim como a valorização do património, do apoio social aos mais idosos e aos mais jovens, rematando com a requalificação da Estrada Mata-Lousa para circulação de transportes públicos”.
A lista à União das Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde é encabeçada por Ana Sofia Pereira que destaca que “temos uma equipa jovem e dinâmica com vontade de trabalhar para as gentes das suas localidades” e acrescenta que “o programa agora apresentado não está fechado, a equipa está disponível para ouvir todos os residentes na freguesia, avaliar os problemas apresentados e dar-lhes a resposta mais adequada”. Algumas das propostas apresentadas passam pela “dinamização da Casa da Cultura, do Moinho da Ribeirinha e do forno; a requalificação da Zona de Lazer da Urbanização do Chão do Outeiro, bem como do Pavilhão Multiusos e zona envolvente em Caféde. É ainda compromisso da equipa o prolongamento do horário da escola de forma a apoiar as crianças nos trabalhos escolares”.
Para a Junta de Freguesia de Almaceda a lista é encabeçada por José Custódio que afirma que “renovamos o nosso compromisso: fazer obra em prol das nossas populações”. Na apresentação do candidato Leopoldo Rodrigues afirmou que “conhecemos o José Custódio, sabemos da sua dedicação a Almaceda e sabemos que o que o move é o conhecimento das necessidades da freguesia e o amor às pessoas e à terra”.
Annabelle Guerra é a cabeça de lista à Junta de Freguesia de Louriçal do Campo e realça que “aceitei o desafio de ser candidata pelo Partido Socialista porque acredito que só com Leopoldo Rodrigues na Câmara Municipal e com Jorge Neves na Assembleia Municipal é que vamos conseguir dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora” acrescentando que “estou cá para poder ajudar as pessoas, para poder ajudar esta freguesia a ser uma freguesia ainda melhor”. Alguns dos compromissos assumidos são “a recuperação da antiga Colónia de Férias de Média Altitude da Serra da Gardunha, a requalificação das habitações devolutas, a criação de um centro nacional de Ciência Viva sobre a temática da água e ainda a criação de um coreto”.
Na União das Freguesias de Sobral do Campo e Ninho do Açor o cabeça de lista é Roberto Reis que afirma que “queremos resolver as necessidades das duas freguesias, revitalizando-as em proximidade com as pessoas, mas sem que as duas freguesias percam a sua identidade própria. Não basta fazer a obra é preciso envolver as pessoas para que as pessoas possam usufruir destas”. Alguns dos compromissos apresentados passam pela “reabertura do museu e melhoria do complexo de piscinas no Ninho do Açor, a criação de uma praia fluvial e a aquisição de casas devolutas para a criação de zonas de lazer no Sobral do Campo e ainda compromisso dos candidatos a criação de passadiços entre Sobral do Campo (Santa Cruz) e Ninho do Açor”.
A lista candidata à Junta de Freguesia de Santo André das Tojeiras é encabeçada por Vítor Azevedo que adianta que “prometemos humildade, empenho e trabalho pela Freguesia de Santo André das Tojeiras. Entre as propostas apresentadas está “a recuperação do património histórico e cultural da Freguesia, a melhoria das acessibilidades através da requalificação dos caminhos e acessos a diversas aldeias e a construção de um lar de idosos”.
À Junta de Freguesia de Sarzedas a lista é encabeçada por Celeste Rodrigues, que salienta que “é com a mesma convicção e determinação de há oito anos que me candidato à presidência da Junta”, para acrescentar que “o que está em causa, mais do que a obra física é o investimento muito forte, focado e centrado nas pessoas, nas suas condições de vida, nas suas competências e na sua total inclusão. Não queremos deixar ninguém para trás”. Assim, Celeste Rodrigues entre outros compromissos assume “a continuidade da política de assistência ativa e de proximidade aos mais idosos, aos mais isolados e aos maia carenciados; a consolidação do plano de contingência para o COVID-19; o aprofundamento das valências do Espaço Cidadão e ainda a promoção do turismo de ar puro, de natureza selvagem, incentivando a criação de unidades de turismo local”.

18/08/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video