SEGUINDO PARÂMETROS DA DGS
Atividades abertas ao público são retomadas
As atividades abertas ao público no Concelho de Proença-a-Nova voltarão a decorrer dentro dos parâmetros definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), de acordo com a deliberação da Comissão Municipal de Proteção Civil tomada após uma reunião realizada dia 23 de agosto.
É adiantado, em comunicado, que “neste momento a situação pandémica no Concelho encontra-se numa nova fase, com 13 casos positivos e 11 em vigilância, confirmando-se uma clara descida em relação aos últimos dias e ao retomar a uma esperada normalidade. Na Santa Casa da Misericórdia existem neste momento quatro casos positivos, todos eles funcionários, não se registando qualquer infeção entre os utentes”.
O presidente da Câmara, João Lobo, alerta que “se é verdade que o processo de vacinação se vai desenvolvendo a um bom ritmo, é ainda necessário assumir comportamentos de segurança individual na relação que mantemos em comunidade”.
Recorde-se que todos os eventos abertos ao público foram adiados nas últimas duas semanas, como medida de prevenção, no sentido de evitar o aumento de novos casos na comunidade, tendo em conta o surto registado na Santa Casa da Misericórdia.
Outra das medidas tomadas foi a criação do posto de autotes-tagem, que esteve disponível entre os dias 12 e 20 de agosto, no Parque Urbano Comendador João Martins, tendo sido distribuídos 109 autotestes. De todos os testes realizados contaram-se 107 negativos, nenhum positivo, e dois inconclusivos, por parte da mesma pessoa. Este caso foi reencaminhado para o Centro de Saúde, onde foi realizado teste PCR, com resultado negativo.
A iniciativa da Câmara de Proença-a-Nova tinha o objetivo de detetar e mitigar novos focos de possíveis contágios, sendo que quando a decisão foi tomada, dia 11 de agosto, contavam-se 152 casos positivos, resultantes do surto de COVID-19 na Santa Casa da Misericórdia, que levou à suspensão de todas as atividades abertas ao público previstas.