Alma Azul dedica encontro cívico aos animais domésticos
A Alma Azul dinamiza, no próximo domingo, dia 12 de setembro, a partir das nove horas, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, um encontros cívico dedicado à questão dos animais domésticos.
Para a Alma Azul “o bem-estar animal é cada vez mais uma questão contemporânea e comunitária que envolve opiniões e conceitos diversificados, desde logo a questão da sua reprodução e exploração para a alimentação humana, mas também a utilização dos animais em jogos ou espetáculos.
Excluídos os animais de criação: galinhas, coelhos e suínos, que gradualmente foram substituídos por matadouros profissionais, a questão que envolve o quotidiano dos animais é o seu acolhimento em casa, desde os gatos e cães até aos periquitos e às catatuas, mas também os porquinhos-da-índia e outros animais exóticos.
Percorrer hoje um qualquer hipermercado é encontrar corredores exclusivos para animais, não só de produtos para a sua alimentação, mas brinquedos e outros utensílios com que o mercado responde à procura de quem adota um animal doméstico.
São estas algumas das questões que serão discutidas no encontro.
Recordamos que o primeiro encontro cívico em Alcains, promovido pela Alma Azul, realizou-se em setembro de 2017 e teve como tema Propostas Culturais para a Vila de Alcains, nesse ano também de eleições Autárquicas, em que os convidados foram os responsáveis das listas concorrentes à Freguesia de Alcains.
O encontro é aberto, mas deve ser feita inscrição através do endereço eletrónico [email protected].