Exposição valoriza bibliotecas itinerantes
A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, no âmbito do projeto CLDS 4G Castelo Branco e o Alegro de Castelo Branco associaram-se para receber a exposição temática Bibliotecas Itinerantes - Lugares de Futuro, que pretende evidenciar todas as bibliotecas móveis que atualmente se encontram ao serviço por todo o território nacional. Das 81 que existem de Norte a Sul do País, 73 aceitaram o convite para participar nesta mostra expositiva que retrata um serviço nobre a nível dos equipamentos, meios humanos e comunicacionais e que são dinamizados quer por municípios, quer por instituições de cariz social e comunitário.
No caso concreto de Castelo Branco, a biblioteca móvel Na Estrada com Histórias, iniciativa liderada pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento através do seu projeto CLDS 4G, também se associou a esta exposição. Esta biblioteca móvel iniciou a atividade no dia 5 de abril de 2021 e percorre desde então todo o Concelho de Castelo Branco, marcando presença diária nas sedes de freguesias e anexas. Através deste serviço de proximidade, pretende-se potenciar hábitos de leitura, bem como, dinamizar atividades lúdico didáticas que têm como objetivo promover o envelhecimento ativo e colmatar possíveis situações de isolamento social e físico.
Desde que o início da sua atividade a biblioteca móvel de Castelo Branco atingiu mais de 780 participantes, 178 visitas a localidades e 630 livros requisitados.
A exposição está patente ao público até ao próximo domingo, 31 de outubro, no Alegro de Castelo Branco.