Edição nº 1715 - 10 de novembro de 2021

Amigos do Museu divulga obra do fundador

A Sociedade de Amigos do Museu Tavares Proença Júnior, durante a sua visita anual que comemora o Dia do Associado, apresentou, em Guimarães, na Sociedade Martins Sarmento, o opúsculo do fundador do Museu, Les enceintes portugaises, leur classification, leurs types.
Para Pedro Salvado, vice-presidente da Sociedade, o ensaio reconfirma a importância que Tavares Proença teve na história da arqueologia portuguesa. Foi ele quem reintroduziu sítios tão importantes como a citânia de Briteiros nos horizontes científicos da Europa dos inícios do Século XX internacionalizando o conhecimento. As suas fotografias, os castros do Norte de Portugal são documentos muito importantes, quase inéditos, e que vão ajudar a compreender a alterações patrimoniais dos restauros efetuados na Citânia, por exemplo.
A visita foi a acompanhada por Isabel Fernandes, diretora do Paço dos Duques, Museu de Alberto Sampaio e Castelo de Guimarães, que considera exemplar a Sociedade de Amigos “pelo papel que têm assumido na defesa da instituição e na promoção da cultura da Beira. A Sociedade dos Amigos do Muse de Castelo Branco é uma das mais profícuas do Interior de Portugal”.
Para Hermann Sheufler, presidente da Sociedade, “vamos continuar a reedição das obras do fundador disponibilizando-as a todos. Ainda no âmbito das comemorações dos 250 anos da cidade promoveremos uma conferência internacional sobre as origens de Castelo Branco e da região em março do próximo ano, onde a obra de Tavares Proença será contextualizada a começar pelos menires-estelas do Monte de São Martinho”.

10/11/2021
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video