A PARTIR DE 7 DE DEZEMBRO
Natal Branco Albicastrense com magia e muitas novidades
O espírito natalício vai estar bem patente em Castelo Branco, com início às 18h30 do próximo dia 7 de dezembro com o tradicional acender das luzes, assim como a inauguração do mercadinho de Natal que este ano terá lugar na Avenida Nuno Álvares, contando com meia centena de barraquinhas, onde o artesanato e a gastronomia serão reis e senhores.
Na apresentação deste evento que, decorreu, na passada segunda-feira, 15 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, lembrou o reduzido tempo que enfrentaram devido às eleições autárquicas. “Apesar deste pormenor, estou convicto que conseguimos apresentar um programa com a dignidade que os albicastrenses merecem”, sublinhou.
A novidade deste Natal Branco, é a iluminação com uma instalação artística, de vários pontos icónicos da cidade, como sejam a Torre do Relógio e a varanda da Devesa. Outros locais da cidade também beneficiarão desta iluminação, nomeadamente, a Rua Rei D. Dinis, Avenida 1.º de Maio, os edifícios do ex-Governo Civil e Câmara Municipal.
No espaço ajardinado, entre o Município e o Mercado Municipal decorrerá um “mercadinho de chocolate”, que pela novidade, terá certamente a curiosidade dos mais jovens.
A exposição de presépio, numa criação das crianças das escolas do Concelho, estará patente próximo do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.
A pensar nas crianças, decorrem nos dias 20, 21 e 24 de dezembro, vários espetáculos infantis no Cine-Teatro Avenida.
E continuando no espírito natalício, a tradicional árvore de Natal será este ano diferente do habitual, como anunciou Leopoldo Rodrigues. “Na chaminé do antigo edifício da Metalúrgica, a mesma será palco de uma árvore de Natal com 40 metros de altura, uma novidade artística que todos vão poder observar”, explica o edil.
Também a arte circense fará parte deste programa, com a instalação nos terrenos adjacentes à Rotunda da Europa, do histórico Circo Soledad Cardinalli, sendo atribuídos 7.000 bilhetes aos alunos do primeiro até ao nono ano dos Agrupamentos de Escolas para que gratuitamente possam assistir aos espetáculos, a partir de 8 de dezembro, feriado nacional.
Numa parceria com a Associação Comercial e Industrial de Castelo Branco, será realizado um sorteio em vales de compras, sendo que, o primeiro prémio terá um valor de 7.500 euros, o segundo 5.000 euros e os restantes de 500 euros. “Será um sorteio muito importante para o desenvolvimento do comércio tradicional, convidando as pessoas a adquirir os seus artigos”, realçou Sérgio Ribeiro, presidente da Associação.
Finalmente, a Junta de Freguesia associando-se ao evento, realiza no dia 18 de dezembro a partir das 15h30, na Igreja do Espírito Santo, um concerto de música coral. No final haverá a oferta de filhós e cacau quente para a população.
No Dia de Reis, 6 de janeiro, numa ação conjunta com os estabelecimentos de ensino, terá lugar uma animação num palco de xadrez com reis e rainhas.
José Manuel Alves