Projeto 5 agrega municípios numa nova dinâmica artística
A Câmara de Idanha-a-Nova participou no lançamento da segunda edição do projeto de Cultura em Rede, 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos, vulgo Projeto 5, que teve lugar em Águeda, no passado dia 24 de novembro.
No âmbito do “intercâmbio de culturas e sentidos” serão apresentados 20 espetáculos que vão entrar em itinerância pelos municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia. Será ainda realizada uma coprodução artística entre a comunidade destes cinco municípios e uma companhia nacional levará cinco espetáculos a este vasto território, um por cada município, pela valorização do património material e imaterial.
No lançamento da iniciativa, o vereador da Câmara de Idanha-a-Nova, João Carlos Sousa, partilhou as suas expectativas em relação a esta segunda edição, ao afirmar que “iniciamos este segundo capítulo com objetivos comuns e uma estratégia comum que beneficia os cinco municípios sem exceção, com a oferta de múltiplas iniciativas culturais que reforçam a imagem externa dos nossos territórios”.
A rede do Projeto 5 tem como intuito promover a dinamização da atividade cultural em estreita articulação com a valorização do património distintivo dos cinco municípios envolvidos, por forma a incrementar a captação de fluxos turísticos para os mesmos e para a Região Centro no pós-pandemia.
Esta segunda edição unirá estes cinco territórios geograficamente distantes com várias propostas culturais, um desafio que, ao mesmo tempo, será também uma oportunidade para solidificar esta rede de cooperação.
O projeto 5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos tem uma duração de 12 meses, sendo que as iniciativas decorrerão ao longo 2022, contando com um investimento de 290 496,70 euros, 100 por cento cofinanciado.