Edição nº 1724 - 12 de janeiro de 2022

VILA VELHA DE RÓDÃO
Câmara atribui 22 bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior

A Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, acolheu, dia 22 de dezembro, a cerimónia de entrega das bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior para o ano letivo 2021/2022, que é uma iniciativa promovida pela Câmara de Vila Velha de Ródão que abrangeu 22 estudantes do Concelho e concedeu um total de 17.873,5 euros em apoios.
Tendo por base o Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior e a avaliação da Comissão de Análise criada para o efeito, a autarquia atribuiu este ano três bolsas de estudo aos candidatos inscritos pela primeira vez no ano letivo de 2021/2022, no primeiro ano de um curso superior, no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), uma medida que representou um investimento total de 2.091 euros e tem por base um protocolo estabelecido com o Politécnico, que consiste no pagamento, por parte da autarquia, de uma bolsa de estudo no montante equivalente ao valor total das propinas.
Foram ainda entregues 19 bolsas de estudo destinadas a alunos que frequentam outras instituições de Ensino Superior e que são atribuídas em função dos rendimentos do agregado familiar, com o objetivo de comparticipar os encargos dos estudantes com a frequência de um curso superior. Estas bolsas de estudo representaram um total de 15.782,50 euros, um número ligeiramente inferior ao das 21 bolsas de estudo atribuídas no último ano letivo, no qual o valor foi de 18.682,70 euros.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, realçou que “é com satisfação que temos visto aumentar o número de candidaturas às bolsas de estudo atribuídas pelo Município, já que isso significa que há cada vez mais jovens a apostar na melhoria das suas qualificações através da frequência do Ensino Superior, o que é extremamente positivo para a região. Esta realidade tem levado a Câmara Municipal a fazer um esforço no sentido abranger um número cada vez maior de alunos, de forma a impedir que as desigualdades económicas e sociais sejam um entrave no acesso ao Ensino Superior, particularmente em períodos de maiores dificuldades como aquele que vivemos atualmente devido à pandemia”.

12/01/2022
 

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