Mindfulness é a novidade na quarta edição do Filosofia para Crianças
O projeto Filosofia para Crianças regressou, este ano letivo, a Penamacor, com novidades. Durante as sessões, as crianças estão a aprender, entre outras atividades, técnicas de mindfulness.
A quarta edição do Filosofia para Crianças trouxe uma novidade. Durante este ano letivo, as sessões incluem atividades de mindfulness, em que o objetivo é, por um lado, aplicar técnicas de meditação e, por outro, treinar a atenção plena de forma consciente, estimulando a concentração, reforçando o autoconhecimento das crianças e contribuindo para que a aquisição das aprendizagens em sala de aula seja mais eficaz.
O programa nesta edição é aplicado, durante este ano letivo, aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e com base na implementação de diversos métodos, atividades e estratégias com recurso à exploração de contos infantis, pretende-se promover o espírito crítico e reflexivo, incentivar o desenvolvimento das competências linguísticas e de comunicação, da autoestima, da liberdade de exprimir a própria opinião, bem como promover a ligação socioafetiva ao cultivo de valores de respeito por si próprio e pelo outro, tolerância pela diferença, igualdade de oportunidades, cooperação, interajuda e trabalho em equipa.
A iniciativa conta, mais uma vez, com o apoio de uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática e é desenvolvida no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com a Câmara de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.