Os representantes do Distrito na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Secundário
O auditório dos serviços de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) recebeu, dia 22 de março, a sessão distrital do Ensino Secundário do programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral sobre o tema Fake News: O Impacto da desinformação na democracia e se elegeram os deputados à sessão nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio.
Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes a deputada da Assembleia da República, Cláudia André; o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; a diretora regional do Centro do IPDJ, Catarina Durão; e a presidente da sessão distrital, Eduarda Gouveia, do Agrupamento de Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã.
Na sessão estiveram participaram 16 escolas, com 35 deputados efetivos e 16 suplentes, e foram eleitos para representarem o Círculo Eleitoral de Castelo Branco na sessão nacional a Escola Secundária de Sertã, com os deputados João Antunes e Filipe Pedro; a Escola Secundária Frei Heitor Pinto, da Covilhã, com os deputados Rita Lucas e Gabriel Pinto; a Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco, com os deputados João Francisco Martins, que é o porta-voz, e Catarina Martins.
As escolas suplentes são a Escola Secundária Campos de Melo, da Covilhã, com os deputados Miguel Lopes Horta e Ana Marques, e a Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA), com as deputadas Fátima Vicente e Carolina Mendes.
O tema proposto pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é Combate ao Racismo e Xenofobia.
Refira-se que no Distrito de Castelo Branco o Parlamento dos Jovens envolveu 19 escolas, 260 alunos, 4.482 eleitores inscritos, 2.298 votantes, 26 listas e 81 turmas.
A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela presidente, Eduarda Gouveia, do Agrupamento de Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã; a vice-presidente Mariana Nunes, da Escola Secundária de Sertã; e a secretária Maria do Carmo Bom Jesus, da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, da Covilhã.