COMEMORAÇÕES DOS 48 ANOS
Sérgio Godinho vem o 25 de Abril
As comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril, organizadas pela Câmara de Castelo Branco, terão um programa replecto de atividades, em vários locais da ciddae.
O programa do Dia da Liberdade começa às nove horas, com o hastear da Bandeira Nacional do edifício da Câmara de Castelo Branco. Um momento que contará com a participação do Orfeão de Castelo Branco, que entoará, à capela, o Hino Nacional.
A partir das 10 horas realiza-se a VIII Meia Maratona Alcains – Castelo Branco. Um aprova que, recorde-se, é organizada pela juntas de freguesia de castelo Branco e de Alcains, sendo que a partida e a chegada é alternadamente entre as duas localidades.
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) recebe, a partir das 10h30, a sessão solene comemorativa da Assembleia Municipal de Castelo Branco do 48.º aniversário do 25 de Abril.
Na parte da tarde, a partir das 15h30, na Praça 25 de Abril, haverá visitas guiadas e encenadas que, como afirma, o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, têm como objetivo “recordar momentos do 25 de Abril”.
O programa continua às 17 horas, na Mata dos Loureiros, do Parque da Cidade, com a literatura em destaque, através da atividade A Poesia e o 25 de Abril, dinamizada pela Alma Azul.
A partir das 18 horas, anfiteatro do Museu Cargaleiro, na Zona Histórica da cidade, a música marca presença com Rui Aziago e Pedro Bargão.
A animação musical continua à noite, a partir das 21h30, no Cine-Teatro Avenida, com o concerto de Sérgio Godinho, um “histórico dos tempos da Revolução”, como realça Leopoldo Rodrigues. Um espetáculo que tem entrada gratuita, embora seja necessário requerer bilhete, no Cine-Teatro Avenida.
Leopoldo Rodrigues destaca ainda que é importante “viver e celebrar datas importantes” e defende que nesta vertente a Câmara “também deve ter um papel pedagógico”, nomeadamente no que respeita aos mais novos.
António Tavares