CULTURA
A obra de António Salvado vista por Maria de Lurdes Gouveia Barata
António Salvado - Contributos para um estudo da sua poesia é o livro da autoria de Maria de Lurdes Gouveia Barata, que acaba de ser publicado. Doutora, mestre e licenciada em Literatura Portuguesa e professora jubilada do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a autora recolhe neste volume 35 textos, conjunto que constitui abordagens plenas de original captação das coordenadas que norteiam os conteúdos de obras de António Salvado.
Da apresentação, de certo modo, pontual ao público de um livro ao arrazoado analítico e de mais saliente profundidade da obra do poeta Albicastrense, na múltipla riqueza ramificada de temas, subtemas, substâncias sugestivas e digressivas, amplitudes de valorização mais totalizantes, e isto em seriação algo redutora, todas as perspetivas sugeridas e assinaladas fazem do livro de Maria de Lurdes Gouveia Barata exemplo de ensaísmo analítico literário, capaz de ombrear, em vários aspetos, com o que de melhor possa ter sido escrito sobre a poesia de António Salvado.
Na introdução da obra, que tem a chancela da RVJ Editores, pode ler-se que “O que apresento não exprime tudo o que escrevi ou apresentei sobre António Salvado. Houve casos, por exemplo, de homenagens ao poeta concretizadas em escolas, mas resolvi suprimir os textos e poemas lidos na altura, porque foram estes últimos os privilegiados e penso que se tornariam repetitivos. Também não selecionei artigos que não possam trazer algo de nova perspetiva (…) Selecionei, por conseguinte, o que me pareceu obedecer a uma linha de estudo, com a preocupação de que a perspetiva seja inovadora ou que cada livro que apresentei constitua informação relevante para a minha visão de leitora e de estudiosa. Também gostaria de poder incentivar outros leitores. A leitura por escrito guarda emoções que a leitura despertou. Eu quis guardar com esta compilação.”
Recorde-se que, ultimamente, a poesia de António Salvado foi objeto de mais duas obras, que foram António Salvado – da Poesia ou Teurgia, como Taumaturgia, de Paulo Jorge Brito e Abreu, poeta ensaísta de reconhecidos méritos, e António Salvado – Sépalas de Claridade de um Poeta Global, volumoso e notável livro sobre a vida e obra do poeta, da au-toria do professor catedrático da Universidade da Beira Interior (UBI), António dos Santos Pereira.