DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE
Serviço Farmacêutico da ULSCB renova processo de acreditação
O Serviço Farmacêutico da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) concluiu, com sucesso, mais uma etapa do processo de acreditação, no âmbito da norma Acreditação Agência de Calidad Sanitaria de Andalucíada (ACSA) da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Após ter obtido o nível BOM em outubro de 2020, iniciou-se o processo de acompanhamento e agora, passado os dois anos e meio, renovou o certificado.
A ULSCB recorda que “um serviço acreditado é aquele que obtém com reconhecimento de mérito. A acreditação é um processo de observação, avaliação e certificação, através do qual se reconhece publicamente que uma instituição ou unidade de saúde reúne as condições necessárias e presta serviços e cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica e no respeito por padrões de qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde”.
Realça, por outro lado, que “a acreditação pela DGS promoveu o empenho de todos os profissionais deste serviço, nomeadamente farmacêuticos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e assistentes operacionais, na melhoria contínua dos cuidados que são prestados ao cidadão, ajudando a consolidar, a cultura da qualidade integral no interior do serviço. Na base do reconhecimento de mérito estão cinco pilares que assentam no cidadão como centro do sistema de saúde, a organização da atividade centrada na pessoa, os profissionais, os processos de suporte e os resultados.
De salientar ainda que este Serviço foi alvo de diversas melhorias estruturais e funcionais, nomeadamente a criação de novo local de atendimento para os doentes de ambulatório que permite a privacidade do utente, garantindo um atendimento personalizado, no momento da cedência da medicação e acompanhamento farmacoterapêutico. Além disso, foram ainda revistos e criados procedimentos em todas as áreas funcionais”.
A ULSCB sublinha igualmente que “esta nova etapa veio aumentar o empenho dos profissionais do Serviço Farmacêutico na melhoria dos cuidados integrados que são prestados aos utentes da ULSCB. Estas melhorias permitem uma maior eficiência do serviço prestado nomeadamente em tempos desafiantes com os da pandemia que ainda se continua a viver”.