Edição nº 1744 - 1 de junho de 2022

COM UM PERCURSO A ESTREAR E MUITAS NOVIDADES
Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão acelera de 10 a 12 de junho

O Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, organizado pela Escuderia Castelo Branco (ECB), vai trazer a animação e emotividade dos desportos motorizados às estradas da região, entre 10 e 12 de junho. A prova, que pontua para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), entre outros, foi alvo de uma reestruturação completa, o que faz com que todo o percurso seja novo. Para além disso, a superespecial noturna de Castelo Branco está de regresso, depois de não se ter realizado nos dois últimos anos, devido à pandemia de COVID-19. Mas há outras novidades.
Na apresentação do Rali, que teve como cenário o Parque da Cidade de Castelo Branco, na passada sexta-feira, 27 de maio, o diretor de prova, Nuno Almeida Santos, realçou que esta é a primeira prova de asfalto do CPR e terá um percurso totalmente novo, uma vez que “não há um único quilómetro que tenda sido utilizado no ano passado”.
Nuno Almeida Santos adiantou que a prova terá 102,34 quilómetros cumpridos ao cronómetro, com 11 provas especiais de classificação (PEC) novas, distribuídas em duas etapas.
O Rali de Castelo Branco começa no feriado de 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com as verificações técnicas, no centro cívico de Castelo Branco. Nesse dia, entre as 15 e as 19 horas, em Vila Velha de Ródão, realiza-se o qualifying e shake-down, com os bólides a regressarem depois ao centro de Castelo Branco, onde ficam em parque fechado. Com habitualmente, a zona de assistência da prova ficará instalada no recinto do Mercado - Feira Semanal.
No dia 11 de junho, a primeira PEC, Vila Velha de Ródão 1 (8,75 quilómetros), será disputada a partir das 10h41. A partir das 11h14, será cumprido o segundo troço, Santo André das Tojeiras (9,95 quilómetros), seguindo-se a classificativa Vila Velha de Ródão 2, às 12h07. Depois do reagrupamento, à tarde, a partir das 15h26, é percorrida a PEC Sarzedas 1 (9,12 quilómetros). A partir das 15h59 será a vez de Santo André das Tojeiras 2, e a sexta PEC, Sarzedas 2, começará às 16h52.
Os motores voltam a roncar à noite, em Castelo Branco, com a superespecial noturna, que terá dupla passagem, às 21h03 e às 21h18. A superespecial, com 2,5 quilómetros, começa na Rotunda da Quinta da Pipa, com as máquinas a percorrerem a Rua Adelino Semedo Barata, paralela ao Parque do Barrocal, até à Rotunda da Carapalha. Daí seguem para a Rotunda da Segurança Social/Quinta das Pedras, para se dirigirem para a Rotunda da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC, ex-DRABI), continuando pela Rua Camilo Castelo Branco até à Rotunda dos Três Globos, a partir de onde descem a Rua do Saibreiro, para chegarem à Alameda da Liberdade, no centro da cidade, onde termina.
De realçar, que a superespecial terá transmissão on-line e para os espectadores a poderem acompanhar serão instalados ecrãs gigantes na zona da Quinta das Pedras, dos Três Globos e junto ao Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB).
Outra novidade é que a superespecial contará com espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, de modo a seguirem, em segurança, o de-sempenho de máquinas e pilotos.
No dia 12 de junho, os carros voltam à estrada, às 10h41, para cumprir o troço Sobral do Campo - São Vicente da Beira 1 (11,70 quilómetros), seguindo-se a classificativa São Vicente da Beira - Louriçal do Campo 1 (9,15 quilómetros), a partir das 11h29. A PEC Sobral do Campo - São Vicente da Beira 2 é disputada a partir das 12h37, com o último troço, São Vicente da Beira - Sobral do Campo 2, a começar às 13h25.
A entrega de prémios, no centro de Castelo Branco, está marcada para as 15 horas.
Nuno Almeida Santos adiantou também que será feita uma aposta forte na comunicação. Assim, “além do recurso à aplicação Sportity, canal onde é transmitida toda a informação oficial, nesta edição será criado um canal na rede social Telegram para que os subscritores possam receber informações úteis sobre o desenrolar da prova como o início da passagem dos carros, classificativas interrompidas, entrada de carros de segurança e carros de fecho, e outras informações de segurança para o público em geral. A Escuderia Castelo Branco também criou uma parceria com a rede social Waze para disponibilizar informação útil, como cortes de estrada, locais de estacionamento, zonas espetáculo e alertas e recomendações da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP)”.
O diretor de prova, destaca, por outro lado, a grande importância dada ao fator segurança e foca também a atenção na vertente do ambiente, ao afirmar que “a aposta na sustentabilidade ganha cada vez mais ênfase e a parceria com a Valnor intensifica-se, para tornar a competição automóvel cada vez mais amiga do ambiente”.
Nuno Almeida Santos avançou que “a Escuderia Castelo Branco apostou bastante na edição deste ano do Rali de Castelo Branco. Procurámos apresentar grandes novidades e acreditamos que, com este percurso, equipas e público vão ficar muitos satisfeitos. Além disso, consolidámos a nossa política ambiental e tentámos levar o Rali a ainda mais pessoas, seja com a transmissão on-line, seja com a colocação de ecrãs na superespecial. Depois de dois anos condicionados, o parque de assistência volta a estar aberto ao público, o que é algo muito positivo. Destacamos, ainda, o enorme interesse que a prova está a despertar. Neste momento, muitas unidades hoteleiras já estão esgotadas”.
Presente na apresentação do rali, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, começou por afirmar que “as máquinas voltam a circular nas nossas estradas”, numa prova “com a qualidade com que a Escuderia nos vem habituando”.
Leopoldo Rodrigues considera que o Rali permite uma “projeção do nosso território”, destacando “a capacidade que a Escuderia e o Rali têm para fazer essa projeção”.
Para o autarca “os grandes eventos são sempre importantes para a Região e para a comunidade e a Câmara de Castelo Branco faz o que lhe compete, que é apoiar a Escuderia”.
Leopoldo Rodrigues acrescentou que no respeitante á promoção da Região “a Escuderia tem feito esse trabalho, ao longo de muito tempo”, não deixando de considerar que “é importante que haja quem apoie e quem ajude a organizar”, tanto mais que o Rali “é uma afirmação de Castelo Banco no desporto motorizado”.
Por seu lado, o piloto de Vila Velha de Ródão Pedro Silva referiu que “esta é a quinta participação consecutiva no Rali”, com a novidade que, este ano, “é a primeira vez no CPR”.
Pedro Silva destacou também que “o Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão é o ponto alto da minha época. É o rali que mais gosto e é onde corro em casa com o apoio dos meus. Vai ser um rali totalmente novo e isso vai trazer um interesse acrescido para um fim de semana que se prevê quente e nível de clima e de resultados. Um fim de semana grande em que a festa dos ralis se vai instalar nas nossas localidades, durante sexta-feira, sábado e domingo. Da nossa parte esperem-nos em máximo ataque desde o shakedown até ao último troço. Conto com o apoio de todos os Rodenses e Albicastrenses neste grande evento organizado pela Escuderia Castelo Branco”.
António Tavares

01/06/2022
 

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