Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1746 - 15 de junho de 2022

COM A CHANFANA E AS SARZEDINHAS EM DESTAQUE
Sarzedas promove sabores da vila condal

Sarzedas é palco, no próximo fim de semana, 18 e 19 de junho, do evento Sabores da Vila Condal. O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, na apresentação do evento recordou que “até há dois anos atrás realizou-se nas Sarzedas a atividade Feira Medieval”, para adiantar que “em conversa com a senhora presidente da Junta de Freguesia concluímos que devíamos inverter aqui o tema e inverter também a atividade que se pretende dinâmica, seja ela social, seja ela económica, da Freguesia de Sarzedas”. Assim, continua, “analisamos aquilo que poderia ser motivo de atração e ao mesmo tempo de dinamização das Sarzedas e também do Concelho de Castelo Branco, porque é isso que acontece, quando promovemos uma atividade numa das freguesias, pois estamos também a promover o Concelho de Castelo Branco e as suas várias dinâmicas”.
Leopoldo Rodrigues relembrou também “Sarzedas é conhecida como vila condal já de há muito tempo”, considerando que “é um nome bonito, um nome que soa bem e, ao mesmo tempo, é um nome que faz jus a uma freguesia com história, que já foi sede de concelho e que quer continuar a afirmar-se no território de Castelo Branco”.
O autarca destacou, por outro lado, que com este evento “também damos sequência, ou começamos a dar sequência, a um dos objetivos do executivo municipal, que é promover de forma ainda mais consistente e continuada os nossos sabores, os sabores tradicionais e os sabores associados às terras, às gentes e ao saber fazer. Por isso teremos ao longo dos dois dias, em termos da dinâmica e da oferta gastronómica, dois produtos muito especiais para o nosso território e também com forte tradição na Freguesia de Sarzedas. A chanfana, que terá um momento de prova no dia 18, e no dia 19 há a prova de Sarzedinhas”.
A presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, Celeste Rodrigues, afirmou que com os Sabores Vila Condal “há aqui uma renovação, depois de dois anos em que estivemos em paragem (devido à pandemia de COVID-19)”. Assim, continuou, “saímos da vertente medieval e passamos para os sabores da vila condal; considerando que “em primeiro lugar será uma valorização, um reconhecimento, uma dinamização, não só para a Freguesias de Sarzedas, mas também para o Concelho e até para a Região, já que Sarzedas tem fronteira com o Concelho de Proença-a-Nova, temos ali uma grande ligação com os concelhos de Proença, de Oleiros”.
Celeste Rodrigues avança igualmente que “estamos empenhados, porque percebemos que estamos todos desejosos e a nossa comunidade está desejando que tenhamos eventos e possamos entrar noutro ritmo”, tanto mais que é da opinião que “temos condições para neste fim de semana podermos inverter a situação pela qual temos vindo a passar nestes últimos dois anos”.
A autarca avançou que “o nosso interesse é dinamizarmos, promovermos a Freguesia e toda a Região. Estamos felizes com este acontecimento e sabemos que da forma como a população está a reagir, que vão ser dois dias com grandes momentos e com o envolvimento de toda a Freguesia e de toda a população. Queremos e desejamos que todos visitem Sarzedas, que se possam divertir e saborear aquilo que vamos ter”.
Celeste Rodrigues explicou ainda que “a Sarzedinha é uma tigelada e como é um produto que na Freguesia vai variando de casa para casa, vamos fazer uma prova cega no domingo em que vamos ter várias Sarzedinhas, de várias origens, todas da Freguesia”.
O programa do Sabores da Vila Condal começa no próximo sábado, 18 de junho, às 8h30, com o passeio pedestre Rota da Vila Condal. A partir das 12 horas há animação itinerante, com o Bando das Gaitas, e a partir das 16 horas realiza-se a Oficina do Barro. Às 17 horas é inaugurado o evento e há animação itinerante com a Banda Filarmónica Retaxanse, continuando a partir das 19 horas, com a Marchinha do Botequim. A prova de chanfana começa às 19h30 e às 22 horas começa o concerto com 4 Mens.
Domingo, 19 de junho, as atividades começam às 11 horas, com as Concertinas da Carapalha. Às 15 horas começa o concerto dom a Orquestra Típica Albicastrense. A partir das 16h30 realiza-se a prova de Sarzedinhas e às 17 horas há animação itinerante com os Camisas Negras.
António Tavares e Ricardo Coelho

15/06/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video