Edição nº 1747 - 22 de junho de 2022

INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO
Conselho Geral do Politécnico aprova Relatório e Contas de 2021

O Relatório de Atividades e Contas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) referente a 2021 foi aprovado, por unanimidade, na reunião do Conselho Geral da instituição realizada no dia 9 de junho.
O documento tem como objetivo central apresentar as principais atividades desenvolvidas pela instituição durante o ano em análise, bem como avaliar o nível de execução do Plano de Atividades do ano em referência.
O presidente do Politécnico, António Fernandes, sublinhou que “o resultado muito positivo do desempenho institucional, ao nível do aumento do número de estudantes, da abertura de concursos de admissão de pessoal docente e não docente e de concursos de promoção, e do desempenho financeiro, que se deve ao trabalho de toda a equipa constituída pelos vice-presidentes, administradora, e demais intervenientes, sendo de destacar os coordenadores dos serviços”.
O relatório de atividades apresenta os resultados do desempenho institucional, os resultados dos mecanismos internos de avaliação e melhoria e a adequação dos recursos com vista à concretização da missão institucional.
No que respeita ao desempenho institucional, dos 22 objetivos definidos para 2021, 14 foram plenamente concretizados, sete apresentaram uma taxa de concretização superior a 50 por cento, um apresentou uma taxa de concretização inferior a 50 por cento e um foi cancelado. Os objetivos dos processos no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade do Politécnico tiveram todos uma concretização plena. Na auditoria externa de acompanhamento, realizada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), em setembro de 2021, o Politécnico mostrou capacidade para a manutenção da certificação do seu SGQ.
Relativamente aos mecanismos de avaliação e melhoria, verificou-se que 91 por cento dos estudantes do Politécnico se encontram satisfeitos, uma subida face ao ano anterior, sendo que 49 por cento se encontram muito ou totalmente satisfeitos. O grau de satisfação com os Serviços de Ação Social é globalmente superior a quatro, numa escala de um a seis, com ligeiro aumento face a 2020, e a satisfação dos colaboradores encontra-se acima dos 65 por cento, tendo em consideração a percentagem de respostas entre quatro e seis, superando, em alguns casos, os 80 por cento. É importante também sublinhar a elevada satisfação dos trabalhadores com o Politécnico, medida em quatro dimensões, que são a imagem global do, o desempenho global, o papel na sociedade e a perspetiva de futuro do Politécnico.
Já sobre a adequação dos recursos, foram abertas diversas vagas para concursos internos de promoção de docentes à categoria de professor coordenador, concursos documentais para lugar de professor coordenador e professor adjunto, regularizadas diversas situações no âmbito do PREVPAP, bem como abertas vagas para recrutamento de técnicos superiores, incluindo mobilidades e PREVPAP, assistentes técnicos e assistentes operacionais.
Relativamente ao desempenho financeiro, a receita cobrada líquida em 2021, incluindo o valor do saldo transitado da gerência anterior, ascendeu a 25.911.924,04 euros e foram efetuados pagamentos no valor de 23.410.366,19 euros. O saldo transitado para a gerência seguinte foi de 2.501.557,85 euros.

22/06/2022
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video