CIMBB celebra solstício de verão
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) deu as boas vindas ao verão, com uma ação de promoção turística dedicada a jornalistas e bloggers Portugueses e Espanhóis, nos dias 21, 22 e 23 de junho. 3 dias, 3 experiências… foi o mote da iniciativa que teve como ponto alto a celebração do solstício de verão.
A ação desenvolveu-se nos municípios de Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Castelo Branco e terá uma segunda edição, em julho, nos concelhos de Penamacor e Oleiros.
No dia mais longo do ano, celebrou-se o solstício de verão, com um jantar ao ar livre, em São Pedro de Vir-a-Corça, em Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova, são som do Quarteto de Sopros Tremissis Ensemble, grupo de música de câmara da Filarmónica Idanhense. Depois, na Capela de São Pedro de Vir-a-Corça, ouviram-se histórias e lendas, num momento protagonizado por Pedro Salvado, Maria Adelaide Salvado e Miguel Gonçalves. A noite terminou quando todas as luzes se apagaram e todos puderam contemplar o céu e a Ermida.
A iniciativa começou em Monfortinho, onde os jornalistas e os bloggers desfrutaram de uma experiência termal. Houve ainda tempo para uma visita a Monsanto, a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal. O primeiro dia terminou, em São Pedro de Vir-a-Corça, com um jantar de celebração do solstício de verão.
No segundo dia, a comitiva partiu à descoberta do Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão, num passeio de barco observando o património natural e paisagístico. Depois, em Proença-a-Nova, subindo até à Serra das Talhadas, ao topo da Torre de Vigia do arquiteto Siza Vieira. Seguiu-se o tempo para mergulhar a fundo na Praia Fluvial de Fróia, um dos muitos tesouros escondidos da Beira Baixa. O dia terminou na Aldeia do Xisto de Figueira, Proença-a-Nova, onde foram guiados por tesouros e memórias.
No último dia, os jornalistas e bloggers percorreram Castelo Branco, numa visita ao centro histórico que passou pelo castelo, o Museu Cargaleiro, o Centro de Interpretação do Bordado e pelo Jardim do Paço Episcopal.
Esta foi também uma viagem pelos sabores. Os vinhos da Beira Baixa, o plangaio, o maranho, o afogado da boda, os peixes do rio, a tigelada, as papas de carolo e muito mais.