NO PRÓXIMO DOMINGO, 17 DE JULHO
Alma Azul organiza encontro na Ermida de Santa Apolónia
A Biblioteca Comunitária de Alcains dinamiza, no próximo domingo, 17 de julho, entre as oito e as 10 horas, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, um encontro de leitores, com uma mostra das recentes doações e permitindo a devolução dos livros em empréstimo.
Às nove horas, dinamiza uma conversa literária em redor da antologia FU RO, edição da Maratona de Leitura da Sertã, que se realizou de 7 a 9 de julho.
A antologia tem coordenação de Margarida Vale de Gato, Miguel Manso e Nuno Marques, e a edição é da Casa de Gigante – Associação Cultural Mandriões no Vale Fértil.
Com cerca de 40 colaboradores, a antologia FU RO aborda temas como a Extração de Lítio e o Problema Energético, de Alexandre Wragg Freitas; O dia em que deixamos de construir as cidades para os outros, de Marta Lança; A Vida Envolvida no Tempo Profundo de David Farrier; O cinema é uma invenção sem futuro, de Luís Miguel Oliveira; entre muitos outros temas e autores.
Em destaque, no próximo domingo, 17 de julho, estará o texto O Futuro na Nuca, de Hélia Correia, sobre a leitura e o futuro, com uma reflexão que servirá de mote à Conversa de Leitores da Biblioteca Comunitária de Alcains: “Os gregos concebiam o futuro de modo oposto ao nosso. Uma espantosa e óbvia conceção: consideravam eles que o futuro estava para trás e o presente para a frente. Porquê? Porque, pela localização dos nossos olhos, só vemos o que temos diante; e só vemos aquilo que já aconteceu. O que ainda não aconteceu não é visível. Logo, o futuro está atrás de nós e o passado à frente. O passado bem nítido e o futuro escondido”.
Será a partir desta premissa que se iniciará a Conversa do Encontro na Ermida de Santa Apolónia que tem o propósito de apresentar o novo livro do seu espólio, assinado pelos seus coordenadores, ao mesmo tempo que promove um encontro da Biblioteca com os seus leitores, que podem devolver os livros que têm como empréstimo e requisitar as novas doações.
De referir que a Biblioteca Comunitária de Alcains tem no seu espólio todos os livros editados pela Maratona de Leitura da Sertã.
Recorde-se que a Biblioteca Comunitária de Alcains ainda está em processo de formação e tem como propósito principal a criação de um espaço comunitário em que os livros sejam o motor de novas práticas de cidadania e um fórum de debate sobre os grandes temas sociais, políticos, culturais e económicos do Século XXI. Todo o trabalho é voluntário e a Biblioteca Comunitária de Alcains está aberta a todo o tipo de parcerias, sejam institucionais, associativas ou individuais que tenham como objetivo o aprofundamento da cidadania, da inclusão social e de uma prática cultural e artística quotidiana.