Edição nº 1750 - 13 de julho de 2022

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Alunos da Nuno Álvares apresentam provas de aptidão profissional

A Biblioteca Egas Moniz, da Escola Secundária Nuno Álvares (ESNA), de Castelo Branco, acolheu, esta segunda e terça-feira, 11 e 12 de julho, as provas de aptidão profissional (PAP) de 23 alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENA).
Na sessão de abertura, realizada segunda-feira, 11 de julho, o diretor da ESNA, António Carvalho, salientou que “este é um dia muito especial”, revelando estar convicto que os alunos estavam “bem preparados para este momento que faz parte dos vossos percursos escolares”.
António Carvalho destacou também que o júri das PAP representa uma “participação muito importante, por ter pessoas que já estão nesse mercado trabalho (saúde)”, sendo igualmente relevante que “estão aqui, não só para avaliar, mas também para dar contributos para que a nossa formação possa melhorar”.
Por outro lado, não perdeu a oportunidade de destacar “a importância do prosseguimento e estudos”, ao avançar que “há alunos que terminam e procuram trabalho, mas há outros que continuam os estudos, no Ensino Superior”. Tudo para sublinhar que “hoje em dia, prosseguir estudos no que é o percurso na formação profissional não traz desvantagens em relação aos alunos que sejam do ensino regular”. Acrescentou ainda que os alunos que apresentam as PAP “terminam com uma qualificação de nível IV e na entrada do Ensino Superior existem vagas afetas a estes alunos que terminam o Ensino Profissional”.
Presente na sessão, a vereadora Patrícia Coelho, da Câmara de Castelo Branco, chamou a atenção para o facto que após a conclusão desta fase, o desafio para os alunos “é continuar os estudos”, até porque “são necessários profissionais de saúde licenciados”. Patrícia Coelho deixou “um desafio grande para entrada no Ensino Superior”, nomeadamente na área da saúde, à qual está ligada, pois é a sub-diretora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), de Castelo Branco, frisando que “se têm aptidão para a área da saúde, devem seguir o vosso sonho”.
Já a presidente do Conselho Geral, Manuela Martins, incentivou os alunos, ao afirmar que “estão ansiosos, porque querem que as coisas corram bem”, revelando estar convicta que “certamente vão correr bem”, até porque “todos querem que todos vocês avancem”.
António Tavares

13/07/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video