Terceiro Desafio da Liga do Empreendedor tem vencedores
A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através do projeto CLDS 4G Castelo Branco, promoveu o espírito empreendedor de jovens do Ensino Secundário do Concelho de Castelo Branco, através do terceiro desafio da Liga do Empreendedor.
Assim, durante os meses de maio e junho, decorreu o terceiro desafio da Liga do Empreendedor, que incidiu sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, onde se procurou potenciar ideias e projetos criativos e inovadores que tornassem Castelo Branco mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável.
A sessão de abertura decorreu dia 26 de maio, nas instalações do Alegro Castelo Branco, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as boas práticas da entidade para renovar a cidade e a comunidade, de forma inteligente e inclusiva.
Até à data da apresentação dos projetos, dia 8 de junho, os jovens empreendedores participaram em diversas mentoras individualizadas, através da Social IN – Incubadora Social de Castelo Branco, de modo a obter auxílio na construção dos seus projetos sociais e a criar as suas redes de networking.
A apresentação final dos projetos sociais, decorreu nas instalações do Alegro de Castelo Branco e contou com a presença de um painel de jurados, com experiência na área, constituído por representantes de entidades parceiras.
O projeto vencedor foi o Eco Carregadores, da autoria da jovem empreendedora Helena Salgueiro e do jovem empreendedor Rodrigo Oliveira, da Escola Secundária Nuno Álvares. Eco Carregadores é um projeto que tem como intuito atrair e reter consumidores através da criação de postos de carregamento elétrico, alimentados pela energia recebida pelos painéis solares, já existentes), para trotinetes e veículos elétricos. O projeto pretende fidelizar os consumidores através de um cartão que troca as compras realizadas no Alegro Castelo Branco por tempo de carregamento. Desta forma proporcionam o acesso a uma rede de transportes sustentáveis e a preço acessível e reduzem o impacto ambiental negativo.
Cada elemento desta equipa recebeu 100 euros, em cartão presente, e ainda a oferta da inscrição, do seguro e da mensalidade de três meses no Ginásio FitnessUp, no Alegro Castelo Branco.
Em segundo lugar ficou o projeto Alegr@ndo com sustentabilidade, da autoria das empreendedoras Beatriz Martins, Maria Beatriz Rosado e Maria Baltazar, da Escola Secundária Nuno Álvares. O projeto tem como principal objetivo promover a sustentabilidade através da reutilização de sacos de pano, disponibilizados pelas lojas do Alegro Castelo Branco.
Cada elemento desta equipa ganhou 50 euros em cartão presente.
O terceiro lugar foi atribuído ao projeto das empreendedoras da Escola Secundária Nuno Álvares, Beatriz Silva, Elina Rita e Laura Alves, denominado Flow. O projeto pretende atrair mais consumidores através do alargamento dos horários da rede de acessos juntamente com a disponibilização de trotinetes e bicicletas elétricas. Para a redução dos custos de eletricidade tem como soluções um ventilador de recuperação de calor, películas climatizadas e a criação de uma zona de lazer para a organização de eventos ao ar livre.
Cada elemento desta equipa ganhou um menu cinema com pipocas.
A iniciativa foi promovida em parceria com a Social IN – Incubadora Social de Castelo Branco, a Fábrica do Jovem Empreendedor e, pela primeira vez, com o Alegro de Castelo Branco, que foi o sponsor do desafio e atribui os prémios aos jovens.
O próximo desafio da Liga do Empreendedor, está previsto para o mês de outubro, incidirá sobre o ODS – 13 Ação Climática e contará com o apoio do Fórum Castelo Branco.