Câmara assegura Atividades de Enriquecimento Curricular
A Câmara de Idanha-a-Nova contratou 12 professores para lecionar Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) gratuitas, aos alunos das escolas do Concelho, no ano letivo 2022/2023.
O presidente da autarquia, Armindo Jacinto, realça que “a educação é um dos pilares da nossa estratégia de desenvolvimento. O objetivo é que as crianças e jovens Idanhenses tenham uma boa formação para que sejam, acima de tudo, bons cidadãos e pessoas felizes”.
As AEC integram as Oficinas de Exploração do Território - Projeto Ensinar é Voar e têm como objetivo, por um lado, garantir o acesso das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico a um conjunto de aprendizagens enriquecedoras onde o território é elemento integrador. Para além disso, são também uma resposta social no domínio do apoio às famílias.
A oferta educativa é composta por Atividade Física e Desportiva, com cinco professores; Atividades Lúdico-Expressivas, com quatro professores; e Atividades de Ambiente e Sustentabilidade, com três professores.
As equipas articulam entre si projetos de continuidade sobre temas importantes para Idanha-a-Nova, trabalhando os professores em conjunto e levando as crianças a investigar e realizar trabalhos diversos. Alguns trabalhos dos últimos anos podem ser vistos em https://www.facebook.com/adescobertadeidanhaanova
As Oficinas de Exploração do Território integram a estratégia educativa da Câmara de Idanha-a-Nova para a promoção do sucesso escolar e da igualdade de oportunidades para todos os alunos do Concelho.
A novidade deste ano são as Oficinas de Música no jardim de infância e no 1.º Ciclo, no âmbito das Atividades de Animação e Apoio Familiar (AAAF) e da Componente de Apoio à Família (CAF).
Na qualidade de membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música, a Câmara de Idanha-a-Nova formalizou um protocolo de colaboração com a Filarmónica Idanhense, para lecionar a componente de Educação Musical às crianças que queiram usufruir desta oferta.