8 E 9 DE OUTUBRO
Parque da Cidade acolhe mais uma edição do Patas & Patudos
O Parque da Cidade de Castelo Branco acolhe, nos dias 8 e 9 de outubro, uma nova edição do Patas & Patudos. O programa, no entanto, começa mais cedo, uma vez que dia 4 de outubro, Dia do Veterinário e Dia do Animal, a partir das 18h30, na Zona de Lazer de Castelo Branco, se realiza uma Cãominhada, sendo que as inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, 28 de setembro, através do telefone 272330330 ou do endereço eletrónico [email protected].
Na apresentação do Patas & Patudos, que envolve a Câmara de Castelo Branco e o Centro de Recolha Animal de Castelo Branco – Centro de Recolha Oficial (CRO), o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, recordou que “esta é uma atividade ligada aos animais, mais concretamente aos cães e aos gatos”, para realçar que, “o abandono de animais, infelizmente, ainda faz parte do nosso dia a dia”, pelo que “é importante criar condições para uma vida digna destes animais, sendo bem alimentados e tendo cuidados de saúde, que é o que tem vindo a fazer o CRO”.
Com esta atividade, refere o autarca, “fica o desafio para quem gosta de animais, para os adotar”, acrescentado que esta iniciativa “é uma boa forma de sensibilizar a população para esta questão”.
Leopoldo Rodrigues aproveitou também para falar na campanha de sensibilização que está a ser dinamizada, no sentido de “haver atenção para com o espaço público, com a salubridade. Assim, é importante a colaboração dos donos doa animais, para recolher o saquinho, de modo a recolher os dejetos”, assegurando que “isto também é gostar de animais”.
Por seu lado, o veterinário municipal, Álvaro Dias Lopes, começou por recordar que o Centro de Recolha Animal tem como objetivo “retirar os animais do espaço público e promover a sua adoção”.
Isto, para de seguida afirmar que a finalidade, no Parque da Cidade, passa por juntar “todas as empresas que têm serviços para prestar na área dos animais de companhia”.
Álvaro Dias Lopes destacou também que “para nós um bom objetivo é conseguir com que 10 cães sejam adotados”, avançando que na última edição do Patas & Patudos “foram adotados nove cães”.
Por outro lado, Álvaro Dias Lopes revelou que, o Centro de Recolha Animal, “no ano passado, recolheu 380 cães, dos quais 40 foram devolvidos aos donos e 270 foram adotados. Quanto aos gatos, foram recolhidos 320, dos quais 30 foram devolvidos aos donos”.
Ainda focado nos felinos, revelou que no Concelho de Castelo Branco “já foram intervencionadas 64 colónias e 54 estão em espera”.
O programa do Patas & Patudos começa dia 8 de outubro, sendo que das 10 às 18 horas, se realizará a atividade infantil Mãos na Tela, com João Robalo; a atividade infantil Eu e o meu cão, com o Centro de Recolha Animal; a atividade infantil Oficina – A importância dos jogos no bem-estar animal, com o Centro de Recolha Animal; atividades com cães do CRO; oficinas com o CRO. A partir das 11 horas realiza-se a oficina Primeiros socorros no cão/gato, com os serviços veterinários da Hupera e da Vetbeirão. Às 12 horas, é a vez da oficina O que preciso saber sobre cães perigosos e potencialmente perigosos, com os Lobinhos Amigos. Às 14h30 uma demostração canina com cães de caça, pela Quinta das Lages Grandes. Às 15 horas a animação itinerante Animais malabaristas, com o Váatão, que a partir das 16 horas leva à cena a peça de teatro infantil Cenas de algibeira com música e brincadeira. Às 16 horas a oficina Primeiros socorros no cão/gato, com os serviços veterinários da Hupera e da Vetbeirão. Às 17 horas, a demonstração canina Atividades de Obediência, com os Lobinhos Amigos.
Dia 9 de outubro, das 10 às 18 horas, repetem-se as atividades realizadas nesse período de tempo no dia anterior. Às 11 horas realiza-se a oficina Tenho um cachorro/gatinho e agora?, com os serviços veterinários da Hupera e daVetbeirão. Às 12 horas a oficina Problemas comportamentais do animal no exterior, com os Lobinhos Amigos. Às 14 horas a demonstração canina Maneio de cães pastores com gansos, pelo Monte das Areias. Às 15h30 uma demonstração canina, com o Grupo Cinotécnico da Guarda Nacional Republicana (GNR). Às 16 horas há animação itinerante, com o Tramédia. Também às 16 horas a oficina Tenho um cachorro/gatinho e agora?, com os serviços veterinários da Hupera e da Vetbeirão. A partir das 16h30 realizam-se os concursos caninos Rafeiro mais bonito, Cão mais ágil, Cão mais bonito e Cão feio mais engraçado. O programa termina depois das 17h30, com a demonstração canina Prática de agilityi, com os Lobinhos Amigos.
António Tavares