Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1760 - 28 de setembro de 2022

João Belém
COMPETÊNCIAS NUM MUNDO DIGITAL

“Não adianta só olhar para a tecnologia sem olhar para as pessoas.
A transformação digital não vai acontecer sem as pessoas.”
Edson Giesel

A digitalização do mundo do trabalho é um processo irreversível, e acelerado pela pandemia, exige, no âmbito do ciclone digital que atravessamos, o desenvolvimento de novas competências que nos habilitem a equacionar e resolver os muitos desafios que nos vão ser postos.
Neste sentido é oportuno divulgar 10 competências fundamentais reveladas por Bernard Marr, autor de “Future Skills: The 20 Skills and Competencies Everyone Needs to Succeed in a Digital World”.
Assim, será fulcral cultivar competências essenciais para podermos fazer o que as máquinas não conseguem.
1. Literacia digital
Literacia digital traduz-se na capacidade de usar equipamentos, software ou aplicações de forma segura e sem dificuldade. Pessoas com esta capacidade não só conseguem comunicar e colaborar melhor entre si, como, mantendo-se a par dos novos desenvolvimentos tecnológicos, avaliar o impacto que as inovações podem vir a ter no seu trabalho ou negócio.
2. Literacia de dados
Para a maioria das empresas, o seu ativo mais importante e valioso são os dados, o que significa que precisam de colaboradores que possam pegar nesses dados e usá-los eficazmente. A literacia de dados significa ser capaz de aceder a dados concretos, interpretá-los e comunicar os resultados com clareza e confiança.
3. Pensamento crítico
Nesta era de “fake news”, bolhas de redes sociais e sobrecarga de informação, o pensamento crítico está no topo da lista de competências vitais. Pensar de modo crítico significa analisar temas e situações baseado em provas e não rumores, opiniões pessoais ou preconceitos.
4. Inteligência emocional
Inteligência emocional é a habilidade de expressar e controlar as emoções. Uma pessoa emocionalmente inteligente tem noção de como as suas emoções influenciam o seu comportamento e impactam quem a rodeia e consegue gerir as suas emoções em conformidade. A empatia – a capacidade de ver o mundo da perspetiva de outra pessoa – é a chave fundamental da inteligência emocional.
5. Criatividade
O que é a criatividade? Uma forma de a definir é “o ato de transformar ideias originais em realidade”. A criatividade será uma das competências mais pedidas nos locais de trabalho no futuro, principalmente à medida que formos delegando as tarefas mais rotineiras para as máquinas.
6. Colaboração
A natureza da colaboração e do trabalho de equipa está a mudar. Neste contexto laboral em mudança, é preciso ser capaz de colaborar e comunicar eficazmente com uma variedade de pessoas.
7. Flexibilidade
Está aberto à mudança? No trabalho no futuro a mudança será ainda mais determinante do que é hoje. Teremos de lidar constantemente com novas tecnologias, com o aumento da automação, um acelerado ritmo de trabalho e grandes disrupções nos negócios. Teremos de desenvolver resiliência mental necessária para lidar com a mudança constante. A adaptabilidade é fundamental para desenvolver essa flexibilidade.
8. Competências de liderança
Liderar significa garantir que todos têm o seu melhor desempenho e conseguem evoluir numa organização. Uma capacidade desejável em todos os níveis da empresa e não apenas nas lideranças de topo, dada própria natureza do mundo do trabalho, cada vez mais fluído, com equipas distribuídas.
9. Gestão de tempo
Uma boa gestão de tempo é essencial para um bom desempenho. E saber gerir o tempo não significa trabalhar mais, mas sim trabalhar de forma mais inteligente. Pessoas que fazem uma boa gestão do tempo sabem “quando são mais produtivas e usam esse tempo de forma inteligente, reservando as horas em que são menos produtivas para outro tipo de tarefas”. Uma capacidade importante que ajuda a um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
10. Curiosidade e aprendizagem contínuas
Duas competências que ajudam a que os colaboradores sejam mais flexíveis e apetrechados em termos de conhecimento para lidar com um mundo em constante mudança.

28/09/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video