Edição nº 1761 - 5 de outubro de 2022

PELA SEGURANÇA DE PESSOAS E BENS
PSD reúne com a Polícia e a GNR

A Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco, presidida por Pedro Lopes, reuniu, no dia 27 de setembro, com os comandantes dos comandos distritais da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), sendo adiantado que em ambos os encontros “foram analisadas diversas matérias relacionadas com a sinistralidade rodoviária e com a segurança de pessoas e bens no Concelho de Castelo Branco”.
No âmbito da sinistralidade rodoviária, Pedro Lopes sugeriu “a instalação de semáforos nas variantes da cidade, tendo em conta os benefícios daí decorrentes, por se tratarem de dispositivos que, comprovadamente, contribuem para uma eficaz redução de atropelamentos; bem como outro facto visível e que mormente diz respeito a passadeiras mal desenhadas à saída de inúmeras rotundas dentro do perímetro urbano, o que torna difícil uma travagem em segurança por parte do condutor e automaticamente coloca em perigo qualquer peão”.
No que respeita à segurança de pessoas e bens, é avançado que a PSP e a GNR “disponibilizaram alguns dados estatísticos relacionados com a evolução da criminalidade, demonstrativos de que Castelo Branco se posiciona no patamar dos territórios com melhores índices de segurança”.
Os social democratas afirmam que “Portugal está a envelhecer, e esta realidade estende-se às suas regiões de forma desigual. O peso da população idosa no total da população é cada vez maior, devido à diminuição dos nascimentos e ao aumento da esperança média de vida. Em Castelo Branco esta é uma realidade com a qual temos que conviver diariamente. O patrulhamento comunitário realizado pelas nossas autoridades presentes no terreno tem-se revelado eficaz e acompanha dezenas de idosos em situação de maior vulnerabilidade que podem contar com esse apoio por parte dos militares da GNR, nomeadamente nas freguesias”.
Já quanto “à violência doméstica enquanto flagelo transversal a todo o País, percebemos que em Castelo Branco as nossas autoridades, PSP e GNR, possuem equipas especializadas nesse tipo de ação, com o intuito de dar o melhor acompanhamento e seguimento às vítimas deste género de violência”.
O PSD falou também na “eventual necessidade e oportunidade da instalação de um sistema de videovigilância em locais identificados como potencialmente mais problemáticos. Todavia a explicação foi que nada justifica esse tipo «intrusão» no dia a dia dos cidadãos Albicastrenses, pois o nosso rácio populacional não o justifica”.

05/10/2022
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video