Alunos de Proença brilham no concurso Não Vás ao Engano! Lixo Não é no ano!
No âmbito do projeto-piloto da campanha de sensibilização para boas práticas no saneamento Não Vá ao Engano! Lixo não é no cano, a Águas do Vale do Tejo, S.A. (AdVT) promoveu junto da comunidade escolar dos quatro municípios-piloto, Borba, Fornos de Algodres, Portalegre e Proença-a-Nova, o concurso de ideias Não Vás ao Engano! Lixo não é no Cano!.
O concurso de ideias decorreu de 19 de abril a 20 de maio e contou com a participação da comunidade escolar dos municípios de Borba, Portalegre e Proença-a-Nova, tendo sido submetidos a concurso 38 trabalhos provenientes do Ensino Pré-Escolar, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
A inauguração oficial aconteceu na passada semana e contou com a presença de alguns participantes, nomeadamente, alunos do ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo e professores responsáveis, que visitaram a exposição dos trabalhos realizados.
Estiveram também presentes o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo; o diretor de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental da AdVT/EPAL, Marcos Sá; e o diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, João Paulo Cunha.
Após a visita à exposição, a comitiva seguiu para a Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, onde foram entregues as garrafas de vidro Lisbon Tap Water e inaugurados os bebedouros ofertados.
Recorde-se que o primeiro Prémio, atribuído a cada ciclo escolar, é constituído por um bebedouro Águas do Vale do Tejo, (destinado à Escola de cada uma das turmas vencedoras); a oferta de uma visita ao Museu da Água da EPAL, em Lisboa, para as turmas vencedoras; oito garrafas de vidro Lisbon Tap Water para utilização de água da torneira pelas escolas das turmas vencedoras; um Fill Forever para todos os elementos das turmas vencedoras; diploma de participante vencedor Não Vás ao Engano! Lixo não é no Cano!
Após análise dos trabalhos, o júri optou por atribuir quatro primeiros prémios, todos em Proença-a-Nova, e sete menções honrosas, das quais cinco em Proença-a-Nova.