Queijos do Centro Portugal têm nova imagem identitária
A Inovcluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, a par da Parceria do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, acaba de lançar uma nova marca, que através de uma nova imagem identitária, pretende diferenciar os queijos com DOP da Região Centro no mercado e assim ajudar a acrescentar-lhes valor bem como a toda a sua fileira.
A nova marca foi apresentada, dia 10 de novembro, no InovFood Summit’22, dedicado à inovação, à transição digital, à sustentabilidade e à valorização do queijo com DOP da Região Centro, que decorreu no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) e contou com a presença de diversas personalidades, incluindo a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Criada pela Ivity Brand Corp, a nova marca Queijos do Centro Portugal abarca três submarcas figurativas, inspiradas em elementos culturais e icónicos de cada território criando uma distinção e identidade própria para os queijos com DOP da Região Centro, que são o Queijo da Serra da Estrela DOP, o Queijo da Beira Baixa DOP e o Queijo Rabaçal DOP. O objetivo é capacitar estas regiões para a preservação e reconhecimento do valor o seu passado associado ao fabrico de queijo, mas também reforçar e incentivar para um futuro mais sustentável e com mais amor pelas artes e ofícios da cultura nacional.
Unidos por esta nova marca, os queijos com DOP da Região Centro partilham entre si a cura ou uma maturação rigorosa e o tempo de espera necessário para uma afinação perfeita do seu sabor. A assinatura da marca desenvolvida pela Ivity, Guardados pelo Sabor, reflete isso mesmo.
As 15 entidades parceiras do programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro tomaram este como um dos grandes desafios do projeto. A parceria foca-se agora na próxima etapa que será a boa implementação destas marcas no mercado, conseguindo uma boa adesão por parte dos produtores e consumidores.