Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1769 - 30 de novembro de 2022

PROGRAMA VAI DE 7 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO
Natal em grande com Carlão e Marisa Liz no fim de ano

A Câmara de Castelo Branco apresentou esta terça-feira, 29 de novembro, os programas que vão animar Castelo Branco durante a época natalícia e a passagem de ano, sendo que ambos surgem sob o chapéu da “marca que estamos a trabalhar: É Fácil Gostar de Castelo Branco”, adianta o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues.
O autarca garante que “teremos um mês bastante preenchido”, com o qual se pretende “dar animação à cidade e às que aqui vivem, mas também atrair visitantes e dinamizar o comércio local”.
Na apresentação do programa Natal em Castelo Branco É Fácil Gostar, Leopoldo Rodrigues, além das diversas iniciativas que serão desenvolvidas deu um destaque especial à questão da iluminação. Uma matéria em relação à qual assegura que serão seguidas “duas ou três regras, de acordo com as orientações do Governo”. Assim, de 7 de dezembro a 6 de janeiro a iluminação estará ligada entre as 18 e as 24 horas, com exceção das noites de Natal a de passagem de ano, nas quais estará ligada até às duas horas”.
Ainda focado na iluminação, Leopoldo Rodrigues salienta que a aposta é na “tecnologia led” e sublinha que “há muitas formas de sermos eficientes energeticamente, de poupar e sermos amigos do ambiente”, concluindo que “Castelo Branco fica a ganhar com nesta estratégia de iluminação natalícia e de dinamização do comércio local”.
Outra aposta respeita ao merchandising de Natal, que inclui copos reutilizáveis, gorros, sacos de papel e em tecido e aventais, tendo sempre em atenção a “questão da sustentabilidade”.
No que respeita ao programa para a passagem de ano, Leopoldo Rodrigues afirma que se trata de uma “aposta forte”, relembrando que “no ano passado, devido à pandemia de COVID-19, apenas houve fogo de artifício. Este ano voltamos à animação musical”.

O programa
do Natal...
O programa do Natal em Castelo Branco É Fácil Gostar começa dia 7 de dezembro, às 17h30, altura em que será ligada a iluminação de Natal e será inaugurado o Mercadinho de Natal, na Avenida Nuno Álvares, com cerca de 60 barraquinhas, onde não faltarão os endógenos, o artesanato, a gastronomia variada com opções vegan, os doces e salgados. O Mercadinho de Natal estará aberta às sextas-feiras, sábados e domingo, bem como no feriado de 8 de dezembro. No mesmo dia é apresentada, na Aldeia do Pai Natal, nas traseiras da Câmara, a música Natal em Castelo Branco é fácil gostar, composta e cantada pelo vocalista da banda Albicastrense Norton, Pedro Afonso. De referir, ainda, que quem visitar o Mercadinho pode viajar no Comboio de Natal que faz o percurso pelas ruas da cidade enfeitadas com luzes e decorações natalícias.
Dia 10 de dezembro, o Pai Natal chega a Castelo Branco às 14h30 dirigindo-se para a Aldeia do Pai Natal, um espaço criado no âmbito dos Serviços Educativos, para a diversão dos mais novos, com ateliers, oficinas e jogos didáticos. Para os mais novos também tem à sua espera o Mundo da Brincadeira, um parque de diversões preparado com insufláveis, uma mini-roda, um mini-comboio de natal e um mini-kartódromo, este último em parceria com a Escuderia Castelo Branco (ECB).
Uma estreia no programa deste ano é a Maior Exposição de Construções com Peças de Lego, com diversas construções e obras interativas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorarem a sua criatividade e observarem os pormenores das várias esculturas conhecidas por todos, que pode ser visitada de 16 de dezembro a 8 de janeiro.
A Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida recebe outra mostra dedicada aos Pais Natal, onde estarão patentes 1.001 figuras, todas elas a representam a figura de barbas mais conhecida do Mundo.
Durante o mês de dezembro, no Cine-Teatro Avenida serão apresentados os filmes e teatros musicais A loja dos bonecos, Pinóquio Guilherme del Toro, A noite de Natal, Maria, a Neta de Nicolau, Um conto de Natal, de Charles Dickens, Alice no País do Natal, Um Sonho de Natal, ao que há ainda a juntar espetáculos de Natal na Sé Catedral e na Igreja S. José Operário, com a Orquestra Sinfónica e Coros Juvenis do Conservatório Regional de Castelo Branco, todos com entrada gratuita.
Claro está que o Presépio tem um papel de destaque na programação natalícia, pelo que de 7 de dezembro a 6 de janeiro, no Castelo, estarão expostas 80 figuras feitas pelas escolas e associações do Concelho.
A vertente desportiva chega no dia 23 de dezembro, a partir das 19 horas, com a VIII Corrida de São Silvestre dos Madeiros organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Bairro do Cansado.
Ainda na vertente desportiva, dia 6 de janeiro, a partir das 18h30, realiza-se a Caminhada dos Reis, que termina no Castelo, com Bolo Rei para todos os participantes.

… Os concursos
de Natal...
No âmbito das festividades natalícias, a ACICB - Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa e a Câmara de Castelo Branco voltam a colaborar na organização de um concurso de montras, no qual podem participar todos os estabelecimentos localizados em Castelo Branco. O conceito é a decoração criativa de montras sob o tema Anjos e Estrelas, que serão avaliadas nas categorias + Original, + Sustentável e + Tecnológica.
O concurso decorre entre os dias 9 e 23 de dezembro, sendo que o primeiro prémio são mil euros, o segundo 500 e o terceiro 250. A escolha dos premiados será presencial e da responsabilidade do júri, composto por um representante da Câmara, um representante da ACICB e dois convidados representantes de entidades Albicastrenses.
Será também atribuído um Grande Prémio, no valor de 2.500 euros, ao estabelecimento que reúna o maior número de votos realizados pela população residente e visitante, mediante uma votação que decorrerá na página de Facebook da Câmara.
As inscrições estão abertas até às 18 horas do dia 25 de novembro e a fotografia da montra deve ser enviada até dia 29 de novembro. Na eventualidade do estabelecimento ter mais de uma montra decorada, o participante deverá especificar, no ato de inscrição, qual a escolhida para o concurso, uma vez que somente será considerada uma por estabelecimento.
A inscrição pode ser efetuada presencialmente nas instalações da ACICB, via CTT ou através do endereço eletrónico acicb@acicb.pt.
Para além deste concurso, a ACICB e a Câmara, com o objetivo de dinamizar o comércio local, promovem um Sorteio de Natal direcionado a todos os comércios sediados no Concelho de Castelo Branco.
Os consumidores que façam compras nos estabelecimentos aderentes à iniciativa, recebem uma senha por cada 25 euros gastos. As senhas devem ser entregue até às 12 horas do dia 4 de janeiro nas instalações da ACICB, para a realização de um sorteio com 79 prémios, marcado para dia 6 de janeiro às 15 horas.
O primeiro prémio é de 7.500 euros; o segundo de cinco mil euros; os 3.º,4.º,5.º e 6.º de mil euros; os 7.º, 8.º e 9.º de 500 euros; do 10.º ao 29.º prémio de 100euro; e do 30.º ao 79º de 50, sendo de salientar que os vales deverão ser utilizados no comércio local até ao dia 30 de setembro de 2023.

… E o programa
da passagem de ano
No programa da passagem de ano também não faltará animação.
A música chega à Devesa às 22 horas, com o DJ Hugo Rafael, seguindo-se-lhes, às 23 horas, os Insert Coin, que darão as boas vindas a 2023.
Ao toque das badaladas de final de ano não faltará o tradicional fogo de artificio que iluminará os céu não só de Castelo Branco, mas também de várias localidades do Concelho, com o espetáculo Movimento É Fácil Gostar.
Assim, em Castelo Branco, serão oito os pontos de lançamento de fogo de artifício, mais concretamente na Granja, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco, Barrocal, Castelo, Estádio Vale do Romeiro, Rotunda da Europa, Carapalha e Devesa. Um espetáculo de fogo de artificio que envolverá toda a cidade.
Para além disso também haverá fogo de artifício nas freguesias de Alcains, Lardosa, Ninho do Açor, Sobral do Campo, São Vicente da Beira, Almaceda, Escalos de Baixo, Mata, Louriçal do Campo, Caféde, Sarzedas, Benquerenças, Escalos de Cima, Lousa, Malpica do Tejo, Salgueiro do Campo, Tinalhas, Cebolais de Cima, Retaxo, Freixial do Campo, Juncal do Campo, Monforte da Beira, Santo André das Tojeiras e Póvoa de Rio de Moinhos.
A festa continua a partir das 00h10, na Devesa, com o concerto de Carlão, que terá como convidada Mariza Liz. Depois a animação continua, entre a 1h45 e as três horas, com o DJ Zinko.
António Tavares

30/11/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
28/10 a 02/04
Carlota e Francisco de Pina FerrazMuseu Municipal de Penamacor
28/12 a 24/02
Luzes da Memória; Territórios de Abel Dias GamaMuseu Arqueológico Municipal José Monteiro, Fundão
14/01 a 02/04
Alfredo KeilMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2018

Castelo Branco nos Açores

Video