Edição nº 1771 - 14 de dezembro de 2022

António Tavares
Editorial

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) foi à Academia Time Out, em Lisboa, dar a conhecer a um grupo de jornalistas, a Rota do Azeite da Beira Baixa. Uma nova aposta na área do turismo centrada nesse produto de excelência, que é o ponto de partida para um viagem de três dias pelos concelhos que integram a CIMBB, que são Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Uma experiência que permitirá descobrir como é produzido o azeite, desde a apanha da azeitona até ao produto final, com o grande atrativo de possibilitar meter as mãos na massa.
Mas esta oferta tem também outros aspetos apelativos a ter em linha de conta. Sempre com base no azeite, permite descobrir as suas múltiplas utilizações, desde logo a começar pela gastronomia. E daí será igualmente possível partir para o conhecimento da cultura, dos usos e costumes, de tudo aquilo que o azeite, enquanto produto de excelência da Beira Baixa reúne ao seu redor.
E nessa descoberta, ao longo dos três dias, os visitantes também têm a vantagem de ficar a conhecer as paisagens deste Interior tantas vezes esquecido. Afinal, o périplo pelos seis concelhos tem a potencialidade de abrir portas revelando a beleza e os segredos, bem guardados, da Beira Baixa.
Por tudo isto, a Rota do Azeite da Beira Baixa reúne todas as condições para ser um êxito, bem como um exemplo a seguir em relação a outros produtos, dando a conhecer uma região que merece ser conhecida e reconhecida.

14/12/2022
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video