Edição nº 1790 - 26 de abril de 2023

NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA, 29 E 30 DE ABRIL
Criadilha dá outro sabor a Caféde

Caféde é palco, no próximo fim de semana, 29 e 30 de abril, do Mercadinho da Criadilha, organizado pela Câmara de Castelo Branco e pela União das Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde.
Na apresentação do certame, o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, realçou que a criadilha “é um produto da terra muito típico de Caféde, que se tem vindo a afirmar”, para lamentar que as condições meteorológicas deste ano, “infelizmente, não têm ajudado para que as criadilhas apareciam”.
Leopoldo Rodrigues destacou também que este a iniciativa se enquadra na estratégia de “dinamização dos territórios, das freguesias rurais”, tendo por base “a coesão territorial”.
A presidente da União das Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, Ana Sofia Pereira, começou por referir que esta “é a quarta edição do Mercadinho da Criadilha e vamos ter 15 expositores, para mostrar tudo o que temos de bom nos territórios”, com a finalidade de “atrair mais visitantes”.
Ana Sofia Pereira, no que respeita às criadilhas, que são a base do certame, afirmou que este é um produto que “não dá para fazer plantação. As criadilhas dependem muito do tempo das chuvas e da quantidade das chuvas, pis são um fungo que nasce debaixo de terra e depois, à superfície, há uma plantinha”.
O programa do Mercadinho da Criadilha começa no próximo sábado, 29 de abril, às nove horas, com um passeio pedestre intitulado Passeio Micológico, que será orientado por José Henriques e é dinamizado pela Associação Pró Desenvolvimento Póvoa e Caféde. A inauguração do certame está marcada para as 12 horas, com animação itinerante, com os Bombos de Almaceda. A partir das 15 horas realiza-se a palestra As criadilhas e as suas apanhas. Isto, enquanto a partir das 16 horas chega a gastronomia, com a degustação de criadilhas. A noite há animação musical com a banda Remix.
Domingo 30 de abril, as atividades começam às nove horas, com um passeio mototurístico dinamizado pelo Grupo Mototurístico Os Cucos. O folclore chega às 15h30, com o Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa. A animação musical continua a partir das 18 horas com os Picadinhos da Concertina e à noite, a partir das 22 horas, atua a banda Estilus.
António Tavares

26/04/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video