CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
Idanha recebe Fase Intermunicipal
Idanha-a-Nova recebeu, dia 20 de abril, a Fase Intermunicipal do 16.º Concurso Nacional de Leitura, envolvendo alunos dos agrupamentos de escolas dos concelhos da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).
O dia começou na Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, onde se realizaram as provas escritas, o primeiro momento de seleção do concurso.
Depois, ainda no período da manhã, os alunos foram recebidos no Centro Cultural Raiano pela vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Idalina Costa, que realçou a importância da leitura, ao afirmar que “a leitura é uma forma maravilhosa de viajar. Abre horizontes! Transporta-nos para outros tempos e lugares, estimula a imaginação, desenvolve a nossa empatia e compreensão do Mundo” e lembrou que “mais importante do que ganhar, é manter o gosto pela leitura”.
Seguiu-se um momento musical proporcionado pelo projeto Casinha da Música e o almoço numa das Bio-Cantinas de Idanha-a-Nova.
No período da tarde, realizaram-se as provas de palco apresentadas por Paulo Condessa, escritor e mediador de leitura.
Do júri fizeram parte Isabel Bento Pio, professora aposentada que exerceu na Escola Secundária Nuno Álvares (ESANA) em Castelo Branco; Margarida Morgado, professora na Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco; e João Carvalhinho, secretário executivo da CIMBB.
No final do dia, foi oferecido um bolo confecionado pelos alunos do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria da Escola Profissional da Raia de Idanha-a-Nova (EPRIN).
A Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura teve o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
No 1.º Ciclo os vencedores foram Guilherme Cardoso Borrego, da Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova; e Matilde Maria Valente Cabral, da Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova.
No 2.º Ciclo os vencedores foram Alicia Andrés Rebordão, da Escola Afonso de Paiva do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de Castelo Branco; Maria Sara Coutinho Castelo Branco Power, da Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova.
No 3.º Ciclo os vencedores foram Marina Gaspar Marques Cordeiro Maia, da Escola Faria de Vasconcelos, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco; Matilde Fernandes Esteves, da Escola Básica Cidade de Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Castelo Branco.
No Secundário os vencedores foram Inês Bastos Simões, da Escola Secundária Nuno Álvares (ESNA), do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco; João Francisco Santos Martins, da Escola Secundária Nuno Álvares (ESNA), do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco.