Edição nº 1790 - 26 de abril de 2023

NA CASA DAS ASSOCIAÇÕES
Apicultores podem levantar armadilhas e atrativos

Os apicultores do Concelho de Proença-a-Nova podem levantar, de forma gratuita, uma armadilha e 10 atrativos por apiário, para intensificar o combate à vespa velutina nesta época do ano. Para tal, o apicultor terá de entregar a declaração de existências do ano anterior, em que se comprova a residência e a localização dos apiários, que também têm de estar no Concelho, na Casa das Associações, em Proença-a-Nova, das 10 horas às 12h30 e das 14 horas às 18h30. Tanto as armadilhas como os atrativos são limitados ao stock existente
Esta iniciativa da Câmara de Proença-a-Nova resulta de uma candidatura aprovada no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e pretende contribuir para a redução da vespa velutina, comumente conhecida como vespa asiática.
De acordo com os especialistas, a colocação das armadilhas é fundamental para capturar as velutinas fundadoras na primeira fase do seu ciclo de vida a partir de fevereiro, quando surgem as primeiras fontes de néctar. Capturar a fundadora irá impedir a formação de novos ninhos e a posterior destruição de colmeias no período de predação da vespa que decorre entre julho e outubro.
Recorde-se que os serviços municipais foram responsáveis pela destruição, em 2022, de 62 ninhos de vespa asiática, tendo ainda procedido à sua inserção na plataforma do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) SOS-VESPA.

26/04/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video