Ajidanha organiza formação de marionetas
A Ajidanha está a organizar uma formação de marionetas, formas animadas e objetos, que decorre entre sexta-feira e domingo, 26 a 28 de maio.
Os participantes serão convidados a embrenhar-se nesse universo e conhecer diferentes técnicas de criação e manipulação, como a sombra chinesa, o boneco de vara, a manipulação direta, entre outras.
Terão a possibilidade de desenvolver pequenos projetos, nos quais poderão fazer uso de uma ou mais técnicas, experimentar pequenos textos e ainda, buscar ampliar sua expressividade, por meio do encontro com esses duplos.
A oficina será coordenada por Fábio Superbi, marionetista e narrador oral. Trabalha com as marionetas, a memória e a literatura. É brasileiro de Minas Gerais, cruzou o mar para ouvir e contar histórias e adora pão de queijo com goiabada.
Em Portugal, participou de diversos festivais, entre eles o MÓ – Marionetas Oeiras (menção honrosa); FOLIO, em Óbidos; Marionetas na Cidade, em Alcobaça; e ainda, Passa a Palavra, em Oeiras e o Festival Ondas de Contos, na praia de Paço D´arcos, entre outros. Faz parte da Estamos a Pensar - Associação Cultural (Portugal) e da Heliodora (Portugal/Brasil), plataforma de criação e integração de linguagens. No Brasil integra a Cosmoceânica Banda.
Possui título de mestre pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Brasil), com enfoque no Teatro para as Infâncias e Juventudes. É licenciado em 2004, pela mesma Universidade, na área das Artes Cénicas.