Movimento Associativa organiza primeiro encontro
A Associação Movimento Associativo da Beira Baixa (AMABB), fundada em 2022, realiza, no próximo sábado, 3 de junho, o 1º Encontro do Movimento Associativo Cuidadores da memória Coletiva, subordinado ao tema Eu nunca guardei rebanhos mas é como se os guardasse, dirigido ao território geograficamente designado por Beira Baixa.
O programa começa às 9h30, com a concentração dos participantes na Casa do Arco do Bispo, de onde partem para uma visita guiada pela Zona Histórica de Castelo Branco.
A partir das 10h30, no restaurante Mãos de Horta, Maria da Natividade Pires aborda o tema Contos tradicionais e literatura para a infância nos séculos XX e XXI – Quem conta o quê?, seguindo-se, às 11h30, a apresentação de Recolher os sons da terra: um mandato da ação e conspiração cultural, por Mário Correia.
Entre as 13 horas e as 14h30 há uma pausa para almoço, com Memórias do palato no restaurante Mãos de Horta, no decorrer do qual haverá uma abordagem sobre a conservação de produtos regionais e uma partilha de saberes.
A partir das 15 horas, no Clube de Castelo Branco, realiza-se o momento Prato dos Ratinhos, com contributo para o prato comum de parte das associações participantes.