Livro Alimentos de Sempre apresentado na Biblioteca Municipal
Alimentos de Sempre é o título do mais recente livro da coleção Vidas e Memórias de uma Comunidade: Rebuscar o Tempo, que é apresentado no próximo sábado, 17 de junho, a partir das 17 horas, na Biblioteca Municipal José Batista Martins, em Vila Velha de Ródão.
Resultado de um processo de criação se envolveu mais de 10 pessoas, o livro contou com a coordenação de Ana Rosa Oliveira, responsável também pela pesquisa e redação do texto, que estará presente na apresentação da obra, em parceria com o subdiretor do jornal Reconquista, José Júlio Cruz.
A ideia que subjaz à obra, iniciada em 2021, Ano Internacional das Frutas e dos Vegetais, é a da valorização das práticas tradicionais de produção, armazenamento e consumo de vegetais. O livro resulta da vontade de continuar a usar conhecimentos que as comunidades guardam, fruto da passagem de testemunho de geração em geração.
Nascida no Fratel, Vila Velha de Ródão, em 1951, Ana Rosa Batista Pires de Oliveira fez os estudos em Castelo Branco, tendo terminado o curso do Magistério Primário em julho de 1971. Passou por várias escolas, entre elas Fratel, Sarnadas de Ródão e Gavião de Ródão, tendo terminado o percurso profissional em Castelo Branco. Nesta cidade, colaborou com a Escola Superior de Educação (ESE), na orientação dos estagiários dos futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A coleção Vidas e Memórias de uma Comunidade: Rebuscar o Tempo foi criada pela Biblioteca Municipal José Batista Martins, no âmbito do projeto Vidas e Memórias de uma Comunidade, que a Biblioteca desenvolve, desde 2009, com a finalidade de recolher, preservar, divulgar e valorizar a memória imaterial do Concelho de Vila Velha de Ródão.
Para assistir à apresentação da obra, os interessados devem inscrever-se, até esta quinta-feira, 15 de junho, através dos contactos da Biblioteca Municipal José Batista Martins.