Edição nº 1798 - 21 de junho de 2023

Câmara assina contrato promessa para instalação de unidade de hidrogénio verde

A Câmara de Vila Velha de Ródão e a empresa DH2 Portugal, Unipessoal, Lda assinaram, dia 25 de maio, um contrato promessa de compra e venda de um terreno na Zona Industrial de Vila Velha de Ródão, para a instalação de uma unidade industrial de produção de hidrogénio verde. O projeto representa um investimento total estimado de 161 milhões de euros e prevê a criação de 60 postos de trabalho diretos e 200 indiretos, dos quais 80 por cento correspondem a postos de trabalho locais.
O terreno é propriedade da autarquia e tem cerca de 56 mil metros quadrados, estipulando-se no contrato promessa a sua aquisição, por parte da empresa, por 100 mil euros.
O projeto que a empresa pretende desenvolver consiste na instalação de uma central de produção de hidrogénio verde, através da tecnologia de eletrólise da água, na zona de atividades económicas de Vila Velha de Ródão, e na criação de dois parques solares fotovoltaicos para produção da energia elétrica necessária ao funcionamento da central, a instalar em Vale Pousadas e na Urgueira.
A produção de hidrogénio verde é apontada como uma das fontes de energia limpa do futuro, representando um compromisso das administrações locais, nacionais e europeias para com a descarbonização da economia e a realização dos objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa estabelecidos no Acordo de Paris.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, afirma quer “face aos benefícios apresentados para o Concelho por esta empresa, que incluem, para além do crescimento económico e da criação de emprego, o surgimento de novas soluções tecnológicas, com elevadas sinergias com o tecido empresarial local e nacional, julgamos ser do interesse do Município apoiar a sua instalação”, considerando ainda que o projeto que vem contribuir para o aumento da competitividade e desenvolvimento da economia local.
Recorde-se que a Câmara e a Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão já haviam deliberado aceitar a emissão da declaração de interesse municipal para a instalação desta unidade industrial, uma medida que incidiu apenas sobre a instalação da central de produção de hidrogénio verde na zona de atividades económicas de Vila Velha de Ródão, sem compromisso da viabilidade, ou não, da instalação dos parques solares indicados na proposta apresentada pela empresa.

21/06/2023
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video