COM A PARTICIPAÇÃO DE TRINTA E SETE CONFRARIAS
Confraria do Cabrito Estonado realiza V Capítulo
Trinta e sete confrarias de Norte a Sul do País assistiram, dia 10 de Junho, em Oleiros, ao V Capítulo da Confraria do Cabrito Estonado, marcado pela entronização de novos confrades.
Após três anos de interregno, devido à pandemia, a instituição fundada em maio de 2015, voltou a organizar um convívio entre pares e receber todos quantos dedicam algum tempo das suas vidas a defender a gastronomia portuguesa, as raízes intrínsecas de cada território.
O vice-presidente da Câmara de Oleiros e elemento fundador da Confraria do Cabrito Estonado, Paulo Urbano, referiu-se à importância dos destinos gastronómicos bem como ao incremento do turismo dos sabores de Oleiros. Assim, afirmou que “o Cabrito Estonado é um dos pilares da nossa identidade enquanto Oleirenses” e realçou que “a Câmara de Oleiros, com restaurantes e produtores, está a trabalhar na certificação como Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia”.
Paulo Urbano adiantou que “para nós, Oleirenses, o Cabrito Estonado estará sempre intimamente ligado, entre outras pessoas, às irmãs Romão, que durante muitos anos preservaram esta marca, e nos últimos 60 anos pela Maria Afonso do restaurante O Prontinho. Se não tem sido esta entrega na continuidade de manter este produto gastronómico como marca identitária de todos nós Oleirenses talvez esta iguaria se tivesse perdido e não tivesse a força que tem hoje”.
Por outro lado elogiou o trabalho desenvolvido pela Confraria do Cabrito Estonado “refletido no facto do Cabrito Estonado ser conhecido além-fronteiras”.