Edição nº 1801 - 12 de julho de 2023

DIA DAS MERENDAS, DAS FAMÍLIAS E DAS COLETIVIDADES ALBICASTRENSES
Junta organiza convívio no Parque de Campismo

O Parque de Campismo de Castelo Branco acolheu, no passado sábado, 8 de julho, cerca de 15 associações da Freguesia de Castelo Branco, no Dia das Merendas, das Famílias e das Coletividades Albicastrenses, organizado pela Junta de Freguesia Castelo Branco, com o apoio da Câmara de Castelo Branco e da Associação de Proprietários dos Alvoracões do Bairro do Lirião.
O presidente da Junta de Castelo Branco, José Dias Pires, recordou que esta foi a segunda edição da iniciativa, uma vez que “a primeira se realizou no ano passado, no Dia das Coletividades, em abril”.
No que respeita à segunda edição, José Dias Pires avançou que “em conjunto do a Associação de Proprietários dos Alvoracões do Bairro do Lirião o objetivo foi juntar em convívio as coletividades da Freguesia, para que se conheçam melhor umas ás outras e perceber as potencialidades de sinergias que existe”.
Por outro lado, realçou que outro objetivo passa por “recuperar a tradição das merendas de chão, as merendas de manta, que eram uma tradição na Romaria da Nossa Senhora de Mércoles, que quase despareceu. Assim, em conversa com a Associação surgiu a ideia deste encontro” que, revelou, “a partir do próximo ano passa a ser uma iniciativa da Associação, com o apoio da Junta de Freguesia”.
Pelo meio, José Dias Pires destacou também que “na Freguesia de Castelo Branco existem 86 associações, organizações e instituições de trabalho comunitário, que trabalham para cerca de 16 mil pessoas, abarcando cerca de 50 por cento da população”.
Entre as 11 e as 18 horas, a animação não faltou no Parque de Campismo, sendo que, obviamente, não faltaram as merendas, com a animação musical a ser assegurada pelas Concertinas Albicastrenses, enquanto José Freixo com o seu Donaltim protagonizou momentos de boa disposição.
O programa incluiu também um momento de homenagens, no qual foi distinguida a Albigym, Associação Juvenil, Gimnodesportiva e Cultural Magda Rocha, pelo “trabalho comunitário na atividade física e ginástica”; a Associação Recreativa do Bairro da Boa Esperança, “por se terem sagrado Campeões Nacionais da III Divisão, em futsal”, a Associação Basquetebol Albicastrense (ABA), “por se ter sagrado Campeões Nacional da III Divisão, em basquetebol”; e João Coelho, presidente da Associação de Atletismo de Castelo Branco, “por uma dedicação de 37 anos”.
Em dia de convívio também houve concursos, com cada um dos vencedores a receber um voucher no valor de 100 euros.
No que respeita à confeção de ovos verdes o prémio foi para a Associação do Bairro do Cansado, o de melhor quadra alusiva à data para Beatriz Alexandra Vaz Silva; e o do cardápio de merendas mais criativo para a Escuderia Castelo Branco (ECB).
António Tavares

12/07/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video