Edição nº 1802 - 19 de julho de 2023

PRÉMIO INTERNACIONAL DE POESIA ANTÓNIO SALVADO - CIDADE DE CASTELO BRANCO
José Jorge Letria e Ramón García Mateos são os vencedores

José Jorge Letria, com a obra Aviões com nomes de poetas, e Ramón García Mateo, com Retratos y Figuraciones, são os vencedores, em língua portuguesa e em língua castelhana, respetivamente, da terceira edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco organizada pela Junta de Freguesia de Castelo Branco com o apoio da Câmara de Castelo Branco.
Os vencedores receberão, cada um, um prémio monetário de 2.500 euros e 30 exemplares bilingue das obras, que serão entregues numa cerimónia agendada para o próximo sábado, 22 de julho, integrada no programa do Roiz III Música e Poesia.
O programa começa na próxima sexta-feria, 21 de julho, às 21h30, no Miradouro de S. Gens, com a iniciativa Luar de julho – De Eugénio a António, que contará com a leitura de poemas de Eugénio de Andrade, Rubiel Labarta, Carlos Nuno Granja, J.M. Jaén Bernuz, Luís Pimentel, Ramón Garcia Mateos, José Jorge Letria e António Salvado, Poemas que serão lidos pelo Váatão Teatro ao som do acordeão de Francisco Martins.
No próximo sábado, 22 de julho, as atividades começam às 10h30, junto à Figueira de Eugénio, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, com À sombra das palavras ditas, que consiste na leitura de poemas por Alfredo Alencart, António Mil Homens, Carlos Nuno Granja, Carlos D’Abreu, Enrique Cabero, Gonçalo Salvado, Joaquim Cardoso Dias, João Sousa Teixeira, José Alencart, José Maria Muñoz Quirós, Leocádia Regalo, Manuel Barata, Manuel Costa Alves, Paulo Samuel, Ramón Garcia Mateos e Vítor Gil.
A partir das 16 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco realiza-se a sessão solene da entrega de prémios aos vencedores da terceira edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco.
De referir que além dos dois vencedores, José Jorge Letria e Ramón García Mateo, o júri do Prémio deliberou entregar quatro menções honrosas. Assim, em língua portuguesa serão distinguidos Luís Pimentel, com a obra Tão logo a tela escurece, e Carlos Nuno Granja, com As entranhas da alma proscrita, enquanto na língua castelhana serão distinguidos José Manuel Jaén Bernuz, com Cuando seamos viento, e Rubiel L. Labarta, com Canción de posguerra.

19/07/2023
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video