Edição nº 1802 - 19 de julho de 2023

COM MERCADO BIO-REGIÃO DE IDANHA-A-NOVA
Ladoeiro volta a ser a Capital da Melancia

O Mercado da Bio-Região de Idanha-a-Nova viajou até ao Ladoeiro, onde a melancia é rainha, no passado fim-de-e-semana, 15 e 16 de julho. Os ingredientes do certame foram os melhores produtos locais e biológicos, acompanhados por um programa de animação musical, cultural e gastronómica.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, explicou que “o Mercado da Bio-Região veio ao Ladoeiro com o objetivo de valorizar os nossos produtos e produtores, no âmbito de uma estratégia que passa por descentralizar estes mercados”, para adiantar que “a Melancia do Ladoeiro é hoje, sem dúvida, reconhecida em todo o País, e não só, pela sua qualidade. É uma das marcas de excelência do nosso Concelho, que pretendemos continuar a desenvolver para que os Idanhenses e os Portugueses, em geral, consumam produtos de altíssima qualidade como são os produtos da Bio-Região de Idanha-a-Nova”.
Armindo Jacinto adiantou ainda que “a aposta é no incentivo à produção biológica, nos circuitos curtos, na economia circular, na preservação da biodiversidade, na regeneração dos solos, na boa gestão da água, entre outras boas práticas de sustentabilidade que a autarquia incentiva, apoia e valoriza com a estratégia da Bio-Região”, para concluir que “com isto temos hoje uma Campina de Idanha cheia de vida, culturas fortes e diferenciadas, polos de investigação, criação de riqueza e emprego”.
Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro. João Almeida, saudou “o regresso deste festival, após a interrupção causada pela pandemia. É um evento que já fazia falta a esta freguesia, onde se produz a melhor melancia do Mundo”.
Para João Almeida, “o objetivo é transformar o Ladoeiro na Capital da Melancia, que servirá de produto âncora para dinamizar e divulgar os outros produtos de grande qualidade que são produzidos nestas terras”.
O programa do festival contou com sessões sobre Alimentação Mediterrânica na Beira Baixa, degustação de receitas saudáveis e sustentáveis, arruadas, música tradicional e área de restauração pelas comissões de festas.

19/07/2023
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video