RENTRÉE POLÍTICA
JSD cria Academia Política César Vila Franca
A Juventude Social Democrata (JSD) Castelo Branco vai lançar durante a rentrée política deste ano a primeira edição da Academia Política César Vila Franca, que decorrerá em Castelo Branco.
Os jovens social democratas recordam que “este é um projeto que se encontra em construção desde 2020, aquando da primeira eleição do atual presidente da estrutura concelhia e também deputado na Assembleia de Freguesia de Castelo Branco, José Maria Coelho.
De acordo com os jovens social democratas “esta Academia terá como objetivo a discussão de temas estruturantes do sistema político português, bem como a formação política não só dos quadros da JSD, mas das novas gerações em geral, num modelo alternativo”.
Nesse sentido a primeira edição da Academia Política César Vila Franca decorrerá durante um único dia, com a discussão de dois temas, sendo um de âmbito local e outro de âmbito nacional, em formato de oficinas práticas e interativas “o que gerará também um desafio aos oradores de lecionar o tema alocado, fugindo ao modelo tradicional das conferências meramente expositivas”.
No que respeita ao nome atribuído a este projeto, é adiantado que o nome do histórico dirigente do PSD e também ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, César Vila Franca, foi uma decisão conjunta da estrutura local da juventude laranja por se considerarem que “esta é a homenagem merecida a uma grande figura do Partido Social Democrata, que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso concelho, sendo o seu trabalho muitas vezes esquecido em favorecimento de posteriores executivos que se limitaram a executar alguns dos projetos por si criados. Esta é, assim, a justa homenagem que a JSD tenciona realizar, sentindo-nos muito honrados pela aceitação, muito humilde, do convite por parte de César Vila Franca para dar nome a esta iniciativa”.
A JSD Castelo Branco afirma ainda que “esta será a primeira edição de um evento que tencionamos que passe a ter uma realização anual” e que acreditam que terá “um grande potencial de crescimento, almejando que, no futuro, se torne uma referência dentro da estrutura nacional da JSD e do PSD”.
Por fim, os jovens social democratas lançam o convite à participação neste evento que reiteram “não ser exclusivo aos quadros da JSD”, pretendendo que se possam inscrever “todas as pessoas que gostem e queiram discutir temas centrais da conjuntura política, de forma a contribuir para o desenvolvimento coletivo e o bem-estar da nossa sociedade”.