Edição nº 1807 - 30 de agosto de 2023

DE SEXTA-FEIRA A DOMINGO
Serrabulho é no Sobral do Campo

O Festival do Serrabulho vai animar o Sobral do Campo entre sexta-feira e domingo, 1 a 3 de setembro. O certame foi apresentado na Câmara de Castelo Branco, com o presidente Leopoldo Rodrigues, a começar por destacar que “o serrabulho é um prato gastronómico de algumas das nossas terras”, para avançar que “no ano passado o Festival do Serrabulho teve muita adesão, o que surpreendeu”, pelo que “quando a experiência é positiva é importante dar continuidade”.
Leopoldo Rodrigues salientou, por outro lado, em termos genéricos, que “ainda não afirmamos um produto gastronómico no Concelho. Temos divulgado alguns produtos e algum deles pode se transformar num facto de visita na gastronomia”.
O autarca frisou também que “cada vez há menos gente a criar animais, neste caso cabras e ovelhas, o que é um problema para o presente e para o futuro”.
Por seu lado, o presidente da União de Freguesias de Ninho do Açor e Sobral do Campo, António Marcelino, afirmou que o objetivo do Festival, que se realizará no Recinto de Festas de Santa Cruz, tem como objetivo “mostrar o que é nosso. Mostrar os nossos produtos” e revelou que “com 36 expositores”, o espaço que é dedicado a estes “já esta completo”.
O programa do Festival do Serrabulho começa na próxima sexta-feira, 1 de setembro, às 19 horas, com animação itinerante pelos Kavaquinhos de Sobral do Campo, Associação Casais Sempre Frescos, seguindo-se, às 20h30, o grupo de bombos Os Vicentinos. A partir das 22 horas atua a banda 7ª Arte com Rui Alves.
No próximo sábado, 2 de setembro, o dia começa às 7h30, com o passeio pedestre Rota dos Sobreiros, tratando-se de uma rota encenada, com o Arquê – Teatro de Rua. A partir das 15 horas há animação itinerante com os Super Rua. A inauguração do certame está marcada paras as 17 horas, com animação itinerante com o Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de S. Tiago Maior de Poiares, de Ponte de Lima. A partir das 18h30 realiza-se a degustação Serrabulho à Prova, com o chef Francisco Santos. À noite, a partir das 20 horas, realiza-se o concurso gastronómico Serrabulho com Imaginação e meia hora depois, às 20h30, há animação itinerante com o Conjunto Chalota. A partir das 22 horas chega a música, com o concerto de ZecAdegas.
No próximo domingo, 3 de setembro, às 16 horas atua o Grupo Típico O Cancioneiro de Castelo Branco. Depois chega a animação itinerante, com a Trupe da Cana Rachada, às 17h30, e o Conjunto Chalopa, às 19 horas. A partir das 21h30 realiza-se um concerto com os Quintarolas.
De referir que ao longo dos três dias haverá uma área de restauração, onde obviamente será servido serrabulho. Também ao longo dos três dias haverá insufláveis para os mais novos, que nos dias 2 e 3 de setembro também terão à sua espera pinturas faciais.
António Tavares

30/08/2023
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video