COM DOIS AIRBUS A400M
Aeródromo recebe exercício da Força Aérea Belga
O Aeródromo Municipal de Castelo Branco, avança a Câmara de Castelo Branco, está a ser palco do exercício militar ABT-A 23, levado a cabo pela Força Aérea Belga, e que teve início na passada segunda-feira, 4 de setembro, e se prolonga até 14 de setembro.
Segundo é adiantado trata-se de um exercício com o empenhamento de duas aeronaves da Força Aérea Belga, modelo Airbus A400M e que se vai desenvolver na Base Aérea de Beja, Campo Militar de Santa Margarida, Aeródromo Militar de Tancos e no Aeródromo Municipal de Castelo Branco, sendo este último a única infraestrutura aeronáutica civil empenhada.
Com a finalidade de elevar a capacidade de segurança do Aeródromo foi implementado pela Força Aérea Belga um reforço de meios de salvamento e combate a incêndios, composto por sete militares, que se juntaram aos meios de socorro disponíveis diariamente nesta infraestrutura, guarnecidos pelos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, que garantem a segurança de todos os movimentos de aviação realizados nos 365 dias do ano.
O controlo de tráfego destas aeronaves está a ser garantido por um militar controlador aéreo e apoiado pelos agentes de informação de tráfego (AITA), na Torre de Informação do Aeródromo.
Aos Albicastrenses podem ver os aviões no Aeródromo, sendo que os movimentos estão agendados para a manhã de quarta e sexta-feira, 6 e 8 de setembro, e tarde a tarde de quarta-feira, sexta-feira, sábado e segunda-feira, ou seja, 6, 8, 9 e 11de setembro.