Baluarte de Monsanto recebe o colóquio Dias Templários
O Baluarte de Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova, acolhe, no próximo sábado, 9 de setembro, o colóquio Dias Templários. Além da abordagem à temática medieval, transposta para a atualidade sob a forma de atração turística e envolvendo a comunidade e visitantes, serão destacados os produtos endógenos da Bio-Região e o trabalho do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO na conservação, memória e sustentabilidade do território. Neste seguimento, haverá ainda um momento para falar sobre a importância da museologia nos dias de hoje.
O programa começa às 12h30, com o hastear da bandeira e a abertura do acampamento militar onde durante o dia haverá esgrima histórica, arco e besta históricos, artes e ofícios, danças medievais.
A partir das 15h30 realiza-se o À conversa com... dedicado ao tema Museologia nos dias de hoje, que na abertura contará com a presença do presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto. Os oradores serão Manuela Catana, do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO/Câmara de Idanha-a-Nova; Aida Rechena, diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade; Manuel Furtado Mendes, diretor do Museu Ordem dos Templários; José Manuel Anes, antropólogo e Grão-Mestre OPCTJ.
Às 18 horas é arreada a bandeira e terá lugar o encerramento do acampamento militar.
De referir, ainda, que durante o evento se realizará a Romaria de Nossa Senhora da Azenha, o Posto de Turismo de Monsanto recebe a partir das 10 horas o Mercado da Bio-Região e realiza-se uma visita livre ao Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.