Edição nº 1808 - 6 de setembro de 2023

PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO DO MUNICÍPIO DA SERTÃ
Relatório de execução está aprovado

A Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) da Sertã aprovou o Relatório de Execução do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) da Câmara da Sertã, numa reunião realizada dia 18 de agosto. De acordo com o documento aprovado, foram implementadas 68 por cento das medidas previstas para o primeiro ano de execução do plano que, apesar do curto período de tempo definido para a sua execução, é considerada uma taxa de execução motivadora referindo-se, por exemplo, a elevada adesão às ações de sensibilização, às oficinas e aos espaços de diálogo/reflexão dinamizados, assim como o empenho da Câmara e dos elementos da EIVL da Sertã na dinamização de todos os conteúdos produzidos.
O PMIND do Município da Sertã apresenta um conjunto de objetivos estratégicos específicos, definidos com base nas principais conclusões de um diagnóstico prévio, que se materializa em medidas concretas, divididas em três planos, que são o Plano de Ação para a Igualdade entre Homens e Mulheres, o Plano de Ação para a Prevenção e Combate à Violência Contra Mulheres e Violência Doméstica e o Plano de Ação para a Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
Para Cristina Nunes, vereadora responsável pela ação social na Câmara da Sertã, “a taxa de execução alcançada no primeiro ano de implementação do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação da Sertã é reveladora do empenho do Município da Sertã no sentido de assumir o seu papel de catalisador para uma necessária mudança de mentalidades, tendente a uma sociedade mais justa e menos discriminatória. Muito ainda falta fazer para alcançar esse desiderato, mas a Equipa para a Igualdade Vida Local da Sertã, a quem compete acompanhar as diversas etapas deste plano municipal, está profundamente comprometida na mobilização dos atores locais no sentido de uma Sertã mais inclusiva e igualitária”.
Recorde-se que a EIVL da Sertã foi designada pela Câmara em reunião de 22 de abril de 2022, e iniciou funções a 6 de junho de 2022. A esta equipa compete representar o Município no processo de conceção, implementação, divulgação e avaliação do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação da Sertã, no âmbito de candidatura da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), denominada Médio Tejo em Igualdade.
O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) foi aprovado em reunião de Câmara a 16 de dezembro de 2022 e em sessão ordinária da Assembleia Municipal a 27 de dezembro de 2022.

06/09/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video