António Tavares
Editorial
O ano letivo 2023/2024, no que respeita do Ensino Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade, começa já na próxima semana, uma vez que o Ministério da Educação determinou que as aulas devem ter início entre 12 e 15 de setembro. Um pouco para mais tarde fica o início das aulas no Ensino Superior.
Assim, depois das denominadas férias de verão, chegou o momento de milhares de alunos regressarem à escola, sendo este um momento que para muitas crianças também marca o início da sua vida estudantil. Seja qual for a situação, esta é uma ocasião importante e determinante na vida de todos, porque é na escola que vão aprender muito daquilo que lhes será útil ao longo da vida e é também lá que vão crescer a todos os níveis, do intelectual, ao social, passando pelo respeitante à personalidade, numa parceria que envolve inevitavelmente a família e a casa, porque é aí que tudo começa.
É pois chegado momento para desejar que o ano letivo comece, e depois continue, da melhor forma, sem controvérsias, nem desentendimentos, para bem de todos, logo a começar pelos alunos. Mas também pelos restantes envolvidos, como é o caso dos pais e encarregados de educação. Claro está, sem esquecer também o pessoal não docente e, principalmente, os professores, que têm um papel fulcral, mas muitas vezes injustamente mal valorizado, para não falar em situações em que são alvo de desrespeito e insultos, quando o caso não é mais grave, por parte de alunos e mesmo de pais!
Fica assim a esperança para que todos contribuam para uma sociedade melhor.
Bom regresso às aulas!