PROCURA POR BICICLETAS ELÉTRICAS ESTÁ A CRESCER
Câmara já recebeu mais de mil pedidos de apoio para compra de bicicletas
A Câmara de Castelo Branco, até ao final do passado mês de agosto, recebeu mais de mil pedidos de apoio à aquisição de bicicletas, O número foi avançado pelo vice-presidente da autarquia, Hélder Henriques, que abordou este tema tendo como pano de fundo a Semana Europeia da Mobilidade.
Focado a mobilidade suave, Hélder Henriques destacou “a procura crescente de bicicletas elétricas”, revelando que “em 2021 as bicicletas elétricas representaram 5,2 do total, valor que subiu para 11,6 por cento em 2022 e, este ano, até ao momento, está em 20 por cento”.
No que respeita ao apoio para aquisição de bicicletas, acrescentou ainda que como resultado dessa medida “já foram introduzidos 526 mil euros na economia, dos quais mais de 132 mil euros respeitam a apoios da autarquia”.
Ainda com a atenção centrada na mobilidade, Hélder Henriques avançou que a Câmara vai avançar com um projeto-piloto de transporte público flexível aos sábados. Proposta que foi aprovada, por unanimidade, na sessão do executivo.
Hélder Henriques explicou que “o projeto-piloto de transporte público flexível em todo o Concelho, aos sábados, inicialmente será gratuito”, sendo que no caso de ser implementado “funcionará com pagamento, tal como acontece com o transporte flexível durante a semana”.
Transporte público flexível que Hélder Rodrigues classifica como “um fator de coesão”, adiantando que até ao passado mês de agosto contou com “mais de mil utilizadores”.
António Tavares