Edição nº 1811 - 27 de setembro de 2023

DE 5 A 8 DE OUTUBRO
Feira do Feijão-Frade da Lardosa com mais um dia e muitas novidades

A Feira do Feijão-Frade da Lardosa, tal como a Gazeta já tinha noticiado, decorre de 5 a 8 de outubro. Na apresentação do certame, o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, começou por realçar que este é “o evento mais antigo do Concelho de Castelo Branco”, uma vez que “começou em 2005, só foi interrompido no período da pandemia e tem vindo a consolidar-se”.
Sobre o produto que lhe dá nome, o autarca revelou que “há nuvens no horizonte desta feira, por via do que é a produção de feijão-frade”, devido “à diminuição progressiva de terras para o cultivar”.
Seja como for, com a atenção centrada na leguminosa que é rainha na Lardosa, Leopoldo Rodrigues destacou “a forte adesão da população a esta temática e a este produto” e sublinha que “muita gente vai à Lardosa, para comprar feijão-frade”. Motivos que levam a que “antevemos que a Feira do Feijão- Frade volte a ser um sucesso”, tanto mais que “o evento, este ano, é alargado mais um dia, com o primeiro a coincidir com o feriado que comemora a Implantação da República, 5 de Outubro”.
Na mesma linha, o presidente da Junta de Freguesia da Lardosa, José António Dâmaso, afirmou que “tentamos sempre, todos os anos, melhorar um pouco. Este ano temos um programa muito bom e temos mais um dia”.
José António Dâmaso revelou, sem avançar pormenores, que o passeio pedestre Rota do Feijão, no dia 8 de outubro, conta com 250 participantes e “a saída não será da Lardosa. Será uma surpresa”, adiantando ainda que o passeio de pasteleiras contará com 325 participantes.
O evento, como adiantou, terá “40 stands maiores, aos quais se juntam 15 stands rústicos, seis restaurantes e quatro casas de madeira, que acolherão a confeção e venda de filhós e pão com chouriço, por exemplo”.
Tal como já havia adiantado à Gazeta, José António Dâmaso confirmou que “este ano vamos utilizar a Rua da Piscina. O palco ficará junto à piscina, virado para a feira. E termos dois parques de estacionamento, que estarão sinalizados”.
No que respeita à produção de feijão-frade, José António Dâmaso confirma que “este não foi um ano muito bom. Não é um ano de muito feijão”, o que leva a que a produção fique pelos “10 a 15 mil litros, o que é metade do normal”.
O presidente da Junta realçou ainda que a abertura da Feira coincide com o final das comemorações dos 800 anos do Foral da Lardosa.
O certame é inaugurado dia 5 de Outubro, às 17 horas, e a partir das 18 horas atua o Grupo de Cantares Os Loureiros da Lardosa. Às 20h30 chega a animação itinerante com os Salta Pocinhas e a partir das 22h30 realiza-se o concerto com Ruth Marlene, tratando-se de um espetáculo que, adiantou José António Dâmaso, surge “a pedido dos emigrantes., que estiveram cá em agosto e voltam agora para a Feira”.
Dia 6 de outubro, às 20h30 atuam os De moda em moda e a partir das 22h30 realiza-se o concerto dos 4 Mens, com a animação a continuar pela noite dentro com o DJ Cristophe T.
No dia 7 de outubro as atividades começam às 8h30, com o passeio de pasteleiras. A partir das 13h30 há animação itinerante com os Manta de Ourelos e o folclore chega às 16 horas, com a atuação do Rancho Folclórico Os Loureiros da Lardosa. Às 17 horas começa o concurso gastronómico O Melhor Doce de Feijão-Frade. A partir das 19 horas, os Super Rua asseguram a animação itinerante. Às 22h30 começa o concerto com os Némanus e a festa continua depois com o DJ Cristophe T.
Dia 8 de outubro às 8h30 começa o passeio pedestre Rota do Feijão, que conta com uma encenação da malha do feijão. Às 15 horas atua o Grupo de Cantares de Pedrógão de São Pedro. Já a partir das 16 horas realiza-se o concurso gastronómico O Melhor Salgado de Feijão-Frade. Às 17 horas atua o Bardo da Gardunha.
De referir, ainda, que nos quatro dias do evento haverá pinturas faciais, modelagem de balões e estátuas vivas, pela IZIFUN.
António Tavares

27/09/2023
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video